São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB da Índia tem o menor avanço em seis anos

DA REDAÇÃO

A economia indiana, uma das que mais cresceram nos últimos anos, desacelerou-se no quarto trimestre de 2008 para o menor ritmo em seis anos, mostrando a força da crise.
O PIB (Produto Interno Bruto) da terceira maior economia asiática cresceu 5,3% nos últimos três meses do ano passado, 2,6 pontos percentuais menos que no trimestre anterior e o pior resultado desde o avanço de 3,7% entre outubro e dezembro de 2002. No quarto trimestre de 2007, a economia indiana se expandiu em 8,9%.
O resultado do quarto trimestre foi afetado principalmente pela contração na agricultura e na indústria. Nos últimos meses, o governo já lançou um programa de estímulo e o banco central reduziu os juros, ambos visando impedir uma desaceleração ainda mais brusca da economia.
Pelas previsões do FMI (Fundo Monetário Internacional), a economia indiana crescerá 5,1% neste ano -a estimativa para o PIB do Brasil é de um avanço de 1,8%.


Texto Anterior: Desemprego volta a crescer na Europa
Próximo Texto: Leste Europeu recebe empréstimo de US$ 31 bilhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.