São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLATINAS

DIPLOMACIA

Mercadante propõe convidar Duhalde para falar sobre situação da Argentina
O deputado Aloizio Mercadante (PT-SP) sugeriu ontem, em discurso no Congresso, que o presidente argentino, Eduardo Duhalde, seja convidado a falar no Parlamento brasileiro, como forma de romper o isolamento internacional de seu governo.
A iniciativa, para prosperar, depende de apoio do Itamaraty (ou do presidente Fernando Henrique Cardoso) e do próprio Congresso. Dignitários visitantes sempre falam no Congresso do país visitado quando se trata de "visita de Estado", o que pressupõe convite oficial do governo anfitrião.
Mas a iniciativa pode ser encorajada porque a proposta do deputado oposicionista coincide com as seguidas declarações de autoridades brasileiras no sentido de que a ajuda à Argentina tem que ser dada rapidamente.
Tanto o chanceler Celso Lafer como FHC fizeram apelo nessa direção na semana passada. O ministro falou em Monterrey (México), como chefe da delegação brasileira à Conferência Internacional sobre Financiamento ao Desenvolvimento. O presidente, em entrevistas no Chile.
A tese em que Mercadante baseia a sua proposta é a seguinte: se não houver socorro imediato à Argentina, o país será obrigado a dolarizar a sua economia, "em no máximo seis meses".
A dolarização, em princípio, representa o fim do Mercosul, o bloco em que Brasil e Argentina são os sócios principais. A implosão do Mercosul deixaria o Brasil isolado na negociação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas). (CLÓVIS ROSSI)


Texto Anterior: FMI propõe mais aperto às Províncias
Próximo Texto: Lado bom: Peso no chão dá ânimo ao turismo no país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.