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CRISE NO AR
Empresa envia carta à aérea na qual informa que poderá exigir pagamento em cada aeroporto, antes de cada vôo
Sem pagamento, Infraero ameaça barrar
Varig
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
A Infraero, que administra os
aeroportos, enviou ontem uma
carta à Varig afirmando que, se a
aérea não pagar as tarifas aeroportuárias diárias devidas à estatal, vai começar a exigir, a partir
de amanhã, que o pagamento seja
feito separadamente nos aeroportos de onde parte cada vôo da
companhia, antes do início dos
trechos, sob pena de seus passageiros não embarcarem.
Hoje, a diretoria da Varig tem
uma reunião na estatal para discutir o assunto. Na semana passada, a Justiça derrubou uma liminar que suspendia, desde setembro de 2005, o pagamento pela
companhia e pela TAM dessas tarifas à estatal. A Infraero havia comunicado à Varig que o pagamento diário deveria ser retomado a partir de ontem, mas até às
16h de ontem, segundo a estatal,
isso não havia ocorrido. Por isso a
carta de advertência foi enviada.
O valor diário que a companhia
tem que pagar à estatal é de R$
900 mil. O depósito referente às
tarifas é feito de forma centralizada, de uma vez só. Mas caso a
companhia aérea não efetue esse
pagamento a Infraero exigirá que
o depósito seja feito em cada aeroporto de início dos trechos voados pela Varig. Essa exigência já
foi adotada no passado nos casos
da Vasp e da Transbrasil.
A empresa ainda terá que pagar
a dívida que acumulou enquando
a liminar suspendia o pagamento
das tarifas: até o último dia 14 deste mês, o débito da Varig somava
R$ 115, 6 milhões.
Mellon
Amanhã, ocorre na Varig uma
assembléia dos credores da companhia para a escolha do gestor
do FIP (Fundo de Investimento e
Participação) que controlará a
companhia. Segundo credores
ouvidos pela Folha, o nome que
foi pré acordado entre eles em
reunião na semana passada é o do
Mellon Serviços Financeiros.
Outras instituições financeiras
que se interessaram em participar
do processo são Itaú e o Bradesco.
Seja qual for o gestor escolhido,
ele só será eleito pelos credores
com a condição de não destituir a
consultoria americana Alvarez &
Marsal, que foi contratada para
conduzir o processo de implementação do plano de recuperação judicial da companhia.
O novo gestor terá o poder de
nomear um novo conselho de administração para a empresa.
De acordo com o que informou
ontem o departamento jurídico
do Sindicato Nacional dos Aeronautas, do dia 8 até o dia 13 deste
mês 95 trabalhadores da companhia, entre aeronautas (pilotos e
comissários) e aeroviários (trabalhadores de terra) aderiram ao
PDV (Programa de Demissão Voluntária) aberto pela Varig.
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