São Paulo, terça-feira, 28 de março de 2006

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CRISE NO AR

Empresa envia carta à aérea na qual informa que poderá exigir pagamento em cada aeroporto, antes de cada vôo

Sem pagamento, Infraero ameaça barrar Varig

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Infraero, que administra os aeroportos, enviou ontem uma carta à Varig afirmando que, se a aérea não pagar as tarifas aeroportuárias diárias devidas à estatal, vai começar a exigir, a partir de amanhã, que o pagamento seja feito separadamente nos aeroportos de onde parte cada vôo da companhia, antes do início dos trechos, sob pena de seus passageiros não embarcarem.
Hoje, a diretoria da Varig tem uma reunião na estatal para discutir o assunto. Na semana passada, a Justiça derrubou uma liminar que suspendia, desde setembro de 2005, o pagamento pela companhia e pela TAM dessas tarifas à estatal. A Infraero havia comunicado à Varig que o pagamento diário deveria ser retomado a partir de ontem, mas até às 16h de ontem, segundo a estatal, isso não havia ocorrido. Por isso a carta de advertência foi enviada.
O valor diário que a companhia tem que pagar à estatal é de R$ 900 mil. O depósito referente às tarifas é feito de forma centralizada, de uma vez só. Mas caso a companhia aérea não efetue esse pagamento a Infraero exigirá que o depósito seja feito em cada aeroporto de início dos trechos voados pela Varig. Essa exigência já foi adotada no passado nos casos da Vasp e da Transbrasil.
A empresa ainda terá que pagar a dívida que acumulou enquando a liminar suspendia o pagamento das tarifas: até o último dia 14 deste mês, o débito da Varig somava R$ 115, 6 milhões.

Mellon
Amanhã, ocorre na Varig uma assembléia dos credores da companhia para a escolha do gestor do FIP (Fundo de Investimento e Participação) que controlará a companhia. Segundo credores ouvidos pela Folha, o nome que foi pré acordado entre eles em reunião na semana passada é o do Mellon Serviços Financeiros.
Outras instituições financeiras que se interessaram em participar do processo são Itaú e o Bradesco. Seja qual for o gestor escolhido, ele só será eleito pelos credores com a condição de não destituir a consultoria americana Alvarez & Marsal, que foi contratada para conduzir o processo de implementação do plano de recuperação judicial da companhia.
O novo gestor terá o poder de nomear um novo conselho de administração para a empresa.
De acordo com o que informou ontem o departamento jurídico do Sindicato Nacional dos Aeronautas, do dia 8 até o dia 13 deste mês 95 trabalhadores da companhia, entre aeronautas (pilotos e comissários) e aeroviários (trabalhadores de terra) aderiram ao PDV (Programa de Demissão Voluntária) aberto pela Varig.


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