São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

AMÉRICA DO SUL

Chávez vem ao país fechar acordos nas áreas de economia e cultura

DE CARACAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, da Venezuela, se reúnem hoje em Brasília para analisar a parceria entre a Petrobras e a PDVSA (estatal de petróleo venezuelana) na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e discutir alternativas à crise energética na Venezuela.
Os presidentes devem assinar acordos também nas áreas de finanças, agricultura e cultura. Espera-se que a petroquímica Braskem assine dois acordos com a Pequivem, braço da estatal petroleira PDVSA. O Brasil deve assinar documento para reproduzir no país o elogiadíssimo Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, que há 35 anos combina projeto social com formação de músicos.

Recessão
A economia da Venezuela será afetada pela crise energética e pela falta de investimento privado, ainda que se espere que os números melhorem pela alta do gasto público no ano eleitoral. Chávez admitiu que seu país pode ter seu segundo ano consecutivo de recessão. O FMI (Fundo Monetário Internacional) prevê que a economia encolha 2,2%, apesar da melhora do preço do petróleo.
A notícia do PIB venezuelano não é boa para as exportações brasileiras. O Brasil teve saldo de US$ 3,01 no comércio com a Venezuela em 2009, 12% do superavit total da balança, fatia só menor que a da China (16%). (FLÁVIA MARREIRO e SIMONE IGLESIAS)


Texto Anterior: Foco: Executivos do Goldman vão ao Senado e negam fraudes contra clientes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.