São Paulo, terça, 28 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão e EUA provocam quedas nas Bolsas da Ásia e da Europa

das agências internacionais

Os mercados asiáticos tiveram um dia de queda generalizada ontem devido ao pessimismo dos investidores em relação ao pacote do governo japonês para reativar sua economia. O pacote foi apresentado na última sexta-feira.
As Bolsas européias também registraram fortes perdas, mas por outra razão: o receio de que o governo norte-americano aumente as taxas de juros, conforme anunciara na edição de ontem o jornal "The Wall Street Journal".
O índice Nikkei, que reúne as principais ações negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio, o maior mercado da Ásia, caiu 2,3%.
Investidores afirmavam, ao final do pregão, que a razão do descrédito é que o pacote não inclui uma redução permanente dos impostos.
O dólar continuou ontem sua tendência de alta em relação ao iene, a moeda japonesa.
A moeda norte-americana foi negociada a 132,66 ienes, contra 131,23, sua cotação no final da tarde de sexta-feira no mercado de Nova York (EUA).
As demais Bolsas asiáticas, que na última semana já vinham apresentando resultados desanimadores, acompanharam a queda de Tóquio.
O índice Hang Seng, que reúne as principais ações negociadas em Hong Kong, caiu 2,6%.
Em Taiwan, a Bolsa registrou queda de 1,9%. Em Cingapura, as ações se desvalorizaram em 1,3%.
Na Bolsa de Seul, na Coréia do Sul, as ações caíram pelo quinto dia consecutivo. O principal índice, o Kospi, fechou com queda de 1,31%, o nível mais baixo desde janeiro.
Europa O receio de que os Estados Unidos aumentem sua taxa de juros para conter a pressão inflacionária levou ontem as Bolsas européias a fechar com fortes quedas.
A Bolsa de Londres (Reino Unido) fechou com recuo de 2,41%, influenciada pelo comportamento do mercado de Nova York.
O índice Footsie, que reúne as cem principais ações, fechou com queda de 2,41%. As ações mais afetadas foram as do setor financeiro.
Em Paris, o principal índice do mercado acionário caiu 2,58%. Foi a quinta queda consecutiva do mercado financeiro francês.
A Bolsa de Milão (Itália) foi a que registrou o pior resultado na Europa. O principal índice caiu 6,42% em um dia que os especialistas chamaram de "segunda-feira negra".
Em Madri (Espanha), a Bolsa teve o pior desempenho desde a turbulência financeira que abalou os mercados de todo o mundo em outubro passado. O principal índice caiu 3,21%



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.