São Paulo, quinta-feira, 28 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDÚSTRIA

Receita do setor de máquinas e equipamentos cai 17% em abril

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O faturamento das indústrias de máquinas caiu 17,2% em abril ante o mês anterior, que havia registrado avanço de 30% sobre fevereiro. Para a Abimaq (associação do setor), o resultado de março foi "um soluço", influenciado pelo maior número de dias úteis, e a projeção é que a receita continue em queda.
De janeiro a abril, o faturamento caiu 20% ante os mesmos meses de 2008.
Segundo Carlos Pastoriza, vice-presidente da Abimaq, embora alguns segmentos da indústria comecem a se recuperar, os fabricantes de máquinas só sentirão os efeitos da retomada quando a capacidade ociosa for reutilizada. Só então os investimentos serão restabelecidos, diz.
Pastoriza destaca, porém, que os empresários que não sentiram retração na atividade poderiam retomar investimentos se o governo lançasse pacotes para beneficiar quem compra máquinas. "Precisamos que o governo tome medidas para diminuir a carga tributária e evitar o colapso do setor [de fabricação de máquinas]."


Texto Anterior: Foco: Seca provoca protesto de produtores na região Sul
Próximo Texto: América Latina: Investimento estrangeiro cairá 45% na região, diz Cepal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.