São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 2002

Texto Anterior | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Ares novos
O setor de laranja continuará neste ano a recuperação iniciada em 2001. Os dados do Instituto de Economia Agrícola indicam uma safra paulista de 371 milhões de caixas de 40,8 quilos para a safra 2002/3, com alta de 13% em relação à anterior. Nos últimos anos, o setor passava por forte desânimo.

Repor estoques
Lauro Kfouri Marino, analista da FNP, diz que a safra atual permitirá o abastecimento interno, a reposição parcial dos estoques e a satisfação do setor de exportações. Esse quadro trará alívio às indústrias que estavam trabalhando com capacidade ociosa, diz ele.

Exportações
As exportações do setor deverão ficar entre 1,15 milhão e 1,20 milhão de toneladas de suco concentrado, segundo Kfouri. Já os estoques atuais estão em níveis críticos -apenas 100 mil toneladas, contra 430 mil na safra 99/2000.

Produção nacional
A safra nacional de laranja deverá atingir 455 milhões de caixas de 40,8 quilos, segundo estimativa divulgada ontem pelo IBGE. Essa safra supera em 10% os 413 milhões de caixas da safra anterior. Clima favorável e cuidados maiores dos produtores com a lavoura permitiram a evolução da safra.

Exportações menores
As exportações de carne de frango caíram para 94 mil toneladas em maio, 15% menos do que no mesmo período de 2001, segundo o analista José Carlos Teixeira. Nos cinco primeiros meses deste ano, as exportações somam 527 mil toneladas, com alta de 7,45% sobre o mesmo período de 2001.

Desinfecção da seleção
Com ou sem o penta, a seleção brasileira será monitorada na entrada nos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Devido à febre aftosa na Coréia do Sul, os jogadores e a comissão técnica vão passar por um pedilúvio -dispositivo de prevenção contra a propagação do vírus da febre aftosa.

Medida necessária
Denise Euclydes Mariano da Costa, diretora do Departamento de Defesa Animal, diz que a desinfecção é recomendada quando existem focos ativos, com elevada carga viral. É o que ocorre atualmente na Coréia do Sul.

Safra agrícola
A safra agrícola nacional deste ano vai ficar próxima à de 2001. O IBGE divulgou ontem que a produção deste ano vai atingir 98,8 milhões de toneladas, apenas 0,3% acima da produção de 2001. Os dados têm por base as condições das lavouras em maio.

Queda no Sul
A safra nacional ficará próxima à de 2001 devido à região Sul, que terá queda de 11%. Nas demais regiões, haverá crescimento de produção. A região Sul lidera a produção, com 44 milhões de toneladas, seguida da Centro-Oeste, com 31,1 milhões de toneladas.

Os destaques
A produção de trigo será um dos destaques, com alta de 23%, atingindo 4 milhões de toneladas. Já a produção de soja subirá 11% (41,8 milhões) e a de milho cairá 13% (36 milhões de toneladas).

e-mail: mzafalon@folhasp.com.br



Texto Anterior: Mercado financeiro: Investidor acredita em redução dos juros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.