São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DE FORMATOS

Empresas vão pesquisar juntas nova geração de aparelhos de DVDs

Microsoft e Toshiba fecham acordo

DA REDAÇÃO

A Toshiba e a Microsoft anunciaram ontem que vão pesquisar em conjunto o desenvolvimento de aparelhos de DVD de alta definição (HD-DVD), o que fortalece a posição da empresa japonesa na guerra de formatos para a próxima geração de DVDs.
A também japonesa Sony chefia um grupo de empresas que defende um formato diferente do proposto pela Toshiba e seu grupo para os HD-DVDs.
A Sony quer que o padrão para os novos DVDs seja sua tecnologia Blu-Ray. As duas empresas negociaram durante meses mas não chegaram a um acordo para definir qual formato será o padrão.
"Do ponto de vista do HD-DVD, nós temos agora um apoiador forte", afirmou Atsutoshi Nishida, presidente da Toshiba. "Nós queremos usar esse apoio e chegar a um resultado concreto."
A Microsoft, apesar de ter entrado ontem no grupo da Toshiba, disse que não tem preferências entre os dois formatos de HD-DVD.
Segundo especialistas, a definição de um único formato padrão para a próxima geração de DVDs é importante para que não aconteça outra guerra entre empresas como a que opôs os formatos VHS e Betamax (da Sony, que saiu derrotado).
Toshiba e Microsoft vão pesquisar o desenvolvimento de aparelhos de DVD com tecnologia do sistema operacional Windows CE e que aumentarão a colaboração para desenvolver o formato iHD, um DVD interativo de alta definição. As duas empresas também vão compartilhar tecnologia de hardware e software e desenvolver PCs móveis com a nova versão do sistema operacional Windows, conhecida como "Longhorn".


Texto Anterior: Cassino on-line inglês abre capital
Próximo Texto: Tarifas: Teles propõem reajuste de 7,27% já em julho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.