São Paulo, sexta-feira, 28 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGP-M sobe 1,57%, a maior alta deste ano

DO FOLHANEWS

O aumento do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) deste mês, de 1,57%, é o maior do ano, superando a taxa de janeiro, que foi de 1,24%.
O chefe do Centro de Estudos de Preços da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Paulo Sidney Cota, disse que o aumento do índice não chega a ser preocupante porque não está vinculado a aumentos generalizados de preços, mas a fatores sazonais, como as geadas e o aumento de combustíveis e energia elétrica.
O economista estima que o acumulado do IGP-M do ano ficará próximo dos 6% de inflação estimados pelo governo, "podendo estar um pouco acima dessa previsão".
Até o momento, o índice anual acumula aumento de 4,79%. Mas, segundo Cota, a partir de setembro os resultados deverão ser bem inferiores ao registrado neste mês. Para agosto, ele estima que o IGP-M será de 1%.
A queda a partir de setembro ocorrerá porque os aumentos que hoje impulsionam o índice vão perder força, uma vez que os fatores sazonais -geadas, tarifas públicas e combustíveis- não terão a mesma influência que atualmente.



Texto Anterior: Índice começa a cair em setembro
Próximo Texto: Opinião econômica - Mailson da Nóbrega: Orçamento: corrupção, desinformação e sensacionalismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.