São Paulo, sábado, 28 de julho de 2007

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Comércio paulista vive temporada de liquidação, com descontos de até 70%

TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO

Para acabar com o estoque das peças da linha outono/inverno, shopping centers e lojistas do comércio de rua fazem liquidações que podem dar descontos de até 70%.
Amanhã, acaba a 19ª edição do Liquida SP, promovido pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), que conta com a participação de 14 centros comerciais na Grande São Paulo. As promoções podem ser encontradas em mais de 6.000 lojas, pois há redes que aderiram de forma independente. A lista completa dos centros comerciais está em www.alshop.com.br.
A previsão é ter um crescimento nas vendas entre 8% e 10% em comparação à liquidação no ano passado. Na opinião do presidente da entidade, Nabil Sahyoun, o inverno deste ano, "com pelo menos três semanas intercaladas de frio", estimulou mais as vendas do que em 2006. A promoção ajuda a impulsionar ainda as vendas para o Dia dos Pais, comemorado no dia 12 de agosto, e influencia o faturamento no segundo semestre, que deve ter alta de, ao menos, 8%. "A expectativa é boa. O crediário está elástico", disse.
Três shoppings do grupo Multiplan também fazem promoções. Na Liquidação do Lápis Vermelho, os descontos também chegam a 70% em alguns itens no Morumbi Shopping e no Anália Franco, em São Paulo, entre os dias 3 e 5 de agosto. No Rio de Janeiro, há liquidação no BarraShopping até amanhã.
A Associação dos Lojistas da Oscar Freire, que concentra várias grifes nos Jardins, não entrou em detalhes sobre as promoções, ao dizer apenas que há "liquidação na grande maioria das lojas de até 70%".
No Bom Retiro, tradicional pólo de roupas em São Paulo, as peças de inverno podem ser encontradas com descontos de até 50%. Como 80% das lojas vendem no atacado, as promoções começaram em junho e vão, ao menos, até a primeira semana de agosto, quando serão lançadas as novas coleções na 5ª edição do Bom Retiro Fashion Business. "Para quem vende no varejo, deve chegar até dia 15", diz Kelly Lopes, da Câmara de Lojistas do bairro.

Direitos
Maíra Feltrin, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), lembra que a troca de peças só é obrigatória quando o produto apresentar defeito ou quando a loja se comprometer a efetuá-la. A substituição por outro motivo é um benefício opcional dado pela loja, que pode até restringir a troca só por modelo, cor ou tamanho, por exemplo. O consumidor pode solicitar que as condições constem na nota fiscal ou na etiqueta da peça para que o cliente, ou a quem ele presentear, possa fazer uso desse direito caso necessário.


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