UOL


São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INADIMPLÊNCIA

Norte é a campeã, com 30,4 cheques devolvidos a cada mil

Cheque sem fundos bate recorde em 4 regiões

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A inadimplência com cheque bateu recorde em quatro das cinco regiões brasileiras em julho, aponta pesquisa da Serasa (Centralização de Serviços Bancários).
Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste registraram os maiores índices desde que o levantamento começou a ser feito pela empresa, em 1991.
Na região Norte, campeã do calote, foram devolvidos 30,4 cheques sem fundos a cada mil compensados -aumento de 23% em relação ao mesmo mês de 2002.
Nordeste e Centro-Oeste, respectivamente, apresentaram índices de 24,3 e 17,9, aumentos de 19,7% e 20,1% em relação a 2002.
O Estado que registrou maior inadimplência durante julho foi a Paraíba, com alta de 64,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, mostra outro levantamento realizado pela CheckOK, empresa de verificação de crédito.
"As três foram as regiões mais atingidas porque são as mais dependentes do comércio. Com o consumo em baixa, o impacto sobre emprego é imediato e a inadimplência sobe", diz Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa.
No Sudeste foram devolvidos 15,3 cheques a cada mil em julho, alta de 22,4%. No Sul, o índice foi de 14,7, alta de 19,5%.
Segundo pesquisa realizada pela ABM Consulting, o crescimento do desemprego no país está diretamente relacionado com a inadimplência: a falta de uma ocupação é responsável por 50% do não-pagamento de dívidas.


Texto Anterior: Ações: Vale aprova prêmio extra aos acionistas
Próximo Texto: Preços: Inflação sobe menos que o previsto em SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.