São Paulo, sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLSAS

Investidor dos EUA poderá aplicar direto no Ibovespa futuro

TONI SCIARRETTA
ENVIADO A CAMPOS DO JORDÃO

A CFTC (Comissão de Transações com Commodities e Futuros), reguladora norte-americana de investimentos em derivativos, decidiu autorizar a negociação do Ibovespa futuro, um dos principais contratos do mercado brasileiro de capitais.
Os negócios poderão ser feitos pelos investidores americanos por meio da plataforma da Bolsa de Chicago, parceira internacional da BM&F Bovespa, sem ter de trazer dinheiro ao Brasil. Até então, apenas os contratos de juros, câmbio e commodities estavam disponíveis a esses investidores, a maioria fundos de hedge e de pensão .
A autorização era aguardada no Brasil como um dos principais passos para a internacionalização do mercado brasileiro de ações. Pelo Ibovespa futuro, o investidor americano poderá se expor ao principal índice de ações brasileiras.
"O Ibovespa é a menina dos olhos do investidor estrangeiro. Esperamos um longo tempo por ter essa autorização", disse Edemir Pinto, presidente-executivo da Bolsa.
Agora, a Bolsa pleiteia no Banco Central uma autorização para que o investidor estrangeiro possa depositar no exterior dinheiro como garantia para seus negócios na BM&F Bovespa. Hoje, ele tem de fazer isso no Brasil, o que dificulta as operações.
Ontem, a BM&F Bovespa fechou 12.400 negócios pela plataforma Globex, da Bolsa de Chicago, maior número já atingido em um dia.


Texto Anterior: Luiz Carlos Mendonça de Barros: A passagem do bastão
Próximo Texto: Aposentados: Benefícios do INSS podem ter valor corrigido após nova regra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.