UOL


São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encomendas para o Natal superam as de 2002

DA REPORTAGEM LOCAL

Os supermercados fizeram encomendas de mercadorias para a venda no Natal superiores ou no mesmo patamar do ano passado. Apenas uma minoria fez pedidos com um volume inferior ao verificado em 2002.
Os dados fazem parte de um levantamento da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) divulgado ontem.
Uma grande parte das lojas fechou encomendas de vinhos nacionais, frutas frescas e panetone, assim como cerveja e refrigerantes, num montante além do apurado no ano passado.
Já no caso de produtos como brinquedos e bebidas natalinas nacionais (como champanhe) os pedidos foram feitos num volume semelhante ao de 2002 para uma quantidade maior de lojas.
Exemplo: 42% dos supermercados ouvidos decidiram manter os mesmos níveis de compra de bebidas natalinas nacionais praticados em 2002.
No entanto 56% das lojas afirmam que aumentaram em 10% o volume de pedidos de panetones.
Na opinião da Abras, neste ano haverá um aumento na compra de mercadorias importadas, ao contrário do ocorrido nos anos anteriores. Isso porque houve queda no preço do dólar, o que ajudou a reduzir o preço desses produtos neste ano.
Além disso, as grandes redes já fecharam grande parte de suas encomendas e, nas negociações com os fornecedores, conseguiram "trancar" a cotação do dólar num patamar mais baixo do que o de mercado.


Texto Anterior: Varejo: Venda do Bompreço vira leilão
Próximo Texto: Promessa: Venezuela não recebe crédito de US$ 1 bilhão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.