São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSUMO

Em SP, 13º vai para quitar dívidas e poupar, diz pesquisa

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumidor da cidade de São Paulo vai utilizar a primeira parcela do 13º salário, que será paga até sexta, primeiramente para quitar dívidas e, depois, poupar. Compras estão em terceiro lugar.
É o que constata levantamento feito neste mês pela Fecomercio SP sobre intenção de compras de 1.360 pessoas no município de São Paulo -31% dos entrevistados pretendem quitar dívidas; 28%, poupar, e 20%, fazer compras.
Em pesquisa feita no mesmo período de 2006, 52% das pessoas ouvidas pretendiam quitar dívidas; 17%, poupar, e 26%, comprar.
"O aumento do emprego e da renda e o crédito mais facilitado fizeram com que o consumidor relaxasse um pouco quanto ao pagamento de dívidas. Por essa razão, a inadimplência preocupa a partir do ano que vem", afirma Fernanda Della Rosa, diretora da assessoria econômica da Fecomercio SP.
A pesquisa constatou que 54% do entrevistados têm dívidas (734 pessoas) e que 38% deles têm dívidas em atraso a partir de um dia.
O consumidor também está parcelando mais as compras com cheques pré-datados. Levantamento realizado pela Telecheque mostra que das operações com cheques realizadas em outubro deste ano, 74% foram com cheques pré-datados, contra 70% em outubro do ano passado.


Texto Anterior: Inflação e juros ainda assustam consumidores
Próximo Texto: Brasil pede investigação de subsídios americanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.