São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO AR

Varig, TAM e Gol decidem endossar os bilhetes emitidos pela empresa

Aéreas aceitarão passageiros da Vasp

DA REPORTAGEM LOCAL

DA FOLHA ONLINE

Atendendo a um pedido do DAC (Departamento de Aviação Civil), a Varig, a TAM e a Gol aceitaram endossar os bilhetes aéreos dos passageiros da Vasp, anunciou o órgão na noite de ontem.
Em nota, o departamento informou que, "tendo em vista a necessidade de proteger o interesse dos usuários do sistema de transporte aéreo, por solicitação deste departamento", as três companhias aéreas concordaram em aceitar as passagens emitidas pela Vasp.
"Assim sendo, o DAC orienta os passageiros que possuam bilhetes Vasp a procurar uma das empresas citadas para o acerto das condições específicas para cada endosso", diz o texto.
O órgão disse que a Vasp não informou quantas passagens havia vendido até a última quarta-feira, quando o DAC cancelou as últimas 8 rotas da aérea.
O Sindicato dos Aeroviários de São Paulo (ligado à Força Sindical) vai entrar na próxima semana com uma ação contra a Vasp no TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho) de São Paulo. Nesse processo, o sindicato pedirá o arresto de bens da companhia, que ficou impedida de voar pelo DAC desde a última quarta-feira.
Segundo o presidente do sindicato, Uébio José da Silva, a Vasp não pagou ainda os salários de dezembro dos funcionários. Os salários deveriam ter sido depositados até o dia 7 de janeiro.
"Precisamos nos garantir para evitar episódios como o da Transbrasil, que parou de voar [em 2001] e deixou milhares de trabalhadores na mão", disse.
Procurada pela reportagem, a Vasp afirmou que pretende pagar o salário de janeiro assim que possível e negou que deixe de pagar a pensão alimentícia e o FGTS.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (ligado à CUT) afirmou que a Vasp pretende iniciar demissões na próxima semana.
O Procon-SP orienta os consumidores que se sentirem prejudicados pela Vasp a apresentar suas reclamações. As reclamações poderão ser usadas para a abertura de um processo contra a empresa.


Texto Anterior: Acionistas da Molson aprovam fusão com Coors
Próximo Texto: Novos donos da Varig podem ter ajuda do BNDES
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.