São Paulo, quinta, 29 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rupia sobe 25% depois de moratória

das agências internacionais

A rupia, a moeda indonésia, chegou a registrar alta ontem de 25%, um dia depois do anúncio do governo de suspensão do pagamento da dívida externa do setor privado.
A moeda local foi negociada ontem a 10.000 unidades em relação ao dólar norte-americano, contra 12.500 do dia anterior.
Na terça-feira, dia do anúncio da moratória, a moeda chegou a subir 24%.
Este ano, a moeda indonésia acumula perdas de 47%. No ano passado, teve desvalorização de 56%, o pior desempenho entre moedas de todo o mundo.
O mesmo otimismo não foi demonstrado por investidores na Bolsa de Jacarta (capital), que registrou ontem queda de 0,80%.
Com a medida anunciada na terça-feira pelo governo indonésio, cerca de 228 empresas vão suspender o pagamento de empréstimos em moeda estrangeira.
O setor privado do país enfrenta dificuldades para honrar dívidas avaliadas em cerca de US$ 65 bilhões.
A forte desvalorização da rupia tornou quase impossível o pagamento das dívidas.
O governo anunciou também a formação de um comitê para renegociar as dívidas das empresas e a criação de uma instituição para recuperar o setor bancário.
O presidente Suharto havia apresentado ao Parlamento na segunda-feira o novo Orçamento do país, que se ajusta às determinações do Fundo Monetário Internacional (FMI).
O novo Orçamento prevê crescimento zero, inflação de 20% e taxa de câmbio fixada em 5.000 rupias por dólar norte-americano.
De acordo com analistas, a solução para a crise da Indonésia deve ser menos técnica do que política. O presidente Suharto, 76, há 32 no poder, confirmou a intenção de cumprir um novo mandato, o que agravou a instabilidade no país.
Saques
Ao menos 20 lojas foram saqueadas na Indonésia esta semana em ataques que estão sendo considerados como uma reação popular à crise econômica.
Desde o começo do mês, indonésios de várias partes do país vêm realizando saques. A população também está estocando alimentos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.