UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÓS-CRISE

Cepal prevê retomada moderada na América Latina, que deve crescer 2% em 2003
A América Latina deixará para trás o ciclo recessivo iniciado em 2001 e terminará este ano com expansão econômica, ainda que moderada. De acordo com estimativa divulgada ontem pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), a região crescerá 2% no ano.
Mas a própria Cepal adverte que as incertezas da economia internacional poderão afetar o desempenho dos países da região. Por isso, para a entidade, deve-se esperar um crescimento entre 1,5% e 2%.
Em uma estimativa inicial, feita em dezembro, os economistas da organização estavam um pouco mais otimistas e falavam em um crescimento de 2,1%.
No ano passado, a economia latino-americana sofreu uma contração de 0,6%, derrubada pelas recessões na Argentina, na Venezuela e no Uruguai. A retração fez a Cepal afirmar que a América Latina enfrentou uma "meia década perdida", porque a renda per capita recuou aos patamares de 1997.
Para o Brasil, a entidade espera um avanço de 1,8%, um pouco acima da estimativa anterior, de 1,5%. A Argentina deverá crescer 4%. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - O vôo da águia: Consumo exibe recuperação nos Estados Unidos
Próximo Texto: Cartões: Acordo evita processo contra a MasterCard
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.