UOL


São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECEITA ORTODOXA

SP tem desemprego recorde; remédio é "surto de crescimento", diz governo

DA REDAÇÃO

O desemprego bateu recorde histórico na Grande São Paulo. Em abril, chegou a 20,6% da População Economicamente Ativa. É a maior taxa desde 85, quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez pela Fundação Seade em parceria com o Dieese. Segundo a pesquisa, o número de desempregados é de 1,94 milhão. Pessoas entre 25 e 39 anos, mulheres e chefes de família são os mais afetados. Somente no comércio, 49 mil vagas foram fechadas.
O ministro do Planejamento, Guido Mantega, culpou a administração passada pelo índice e disse que o governo prepara "um surto de crescimento", que terá início no próximo semestre. Ele não detalhou como esse crescimento seria obtido.
"Isso [o desemprego] é o rescaldo dos erros em política econômica do governo anterior. Se você tem uma inflação elevada, é obrigado a colocar o pé no freio, debelar essa inflação para retomar o crescimento", disse o ministro.


Texto Anterior: Painel S.A.
Próximo Texto: Economia pára no 1º trimestre, afirma Ipea
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.