São Paulo, Sábado, 29 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BANCOS

Relatório plagiado dá demissão no Goldman

de Nova York

O banco de investimentos Goldman Sachs demitiu nesta semana um analista do mercado acionário acusado de plagiar um relatório feito por outro banco, informou ontem um porta-voz da instituição.
O analista, identificado apenas como J.D. Miller, teria copiado trechos inteiros e até nomes com a grafia incorreta de um relatório sobre a empresa E*Trade Group Inc. feito pelo banco Putnam, Lovell, de Guardiola & Thornton.
A empresa californiana E*Trade é dona de um site especializado em intermediar investimentos de pessoas pela Internet.
Miller, que trabalhava para a Prudential Securities (uma empresa de porte médio), havia sido contratado há pouco mais de um mês pelo Goldman Sachs para analisar o comportamento de ações de empresas com negócios na Internet.
Segundo a rede de TV NBC, há duas semanas Miller divulgou seu relatório com 18 páginas.
Um investidor que havia lido o outro relatório, lançado no meio de março, percebeu as semelhanças e comentou com diretores do outro banco, que imediatamente entraram em contato com o Goldman Sachs.
"Esse foi um infeliz incidente. Nós lamentamos que isso tenha acontecido e já estamos tomando as devidas providências para evitar que isso ocorra de novo", disse um porta-voz do Goldman Sachs. Segundo ele, um novo relatório seria divulgado logo.
Miller havia concluído mestrado em administração de empresas na Universidade de Columbia em 96. No Goldman Sachs, trabalhava num grupo de quatro pessoas.


Texto Anterior: IGP-M de maio tem deflação de 0,29%
Próximo Texto: Governo modifica tributação do cigarro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.