São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCUS

Após Copom, mercado reduz previsão do PIB para 2009

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

Pesquisa feita pelo Banco Central mostrou que o mercado financeiro elevou, pela 18ª semana seguida, a expectativa de inflação oficial (IPCA) para 2008, que passou de 6,53% para 6,58%. Se confirmada a previsão, o índice ficará acima do teto da meta de inflação para este ano, que é de 4,5% com variação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Os economistas consultados pelo BC também reduziram de 4% para 3,9% a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para o próximo ano. A estimativa para este ano foi mantida em 4,8%, apesar da alta de juros anunciada na semana passada. Preocupado com a alta de preços, o BC elevou os juros básicos de 12,25% para 13% ao ano.
A pesquisa, feita semanalmente, mostra ainda que o mercado financeiro espera juros de 14,25% ao ano em dezembro, o que indica nova alta da Selic nas próximas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária). Para o final de 2009, segundo analistas, a taxa de juros deverá ficar em 14% anuais -a previsão anterior era de 13,75%.
O mercado também elevou para 12,18% e 6,69%, respectivamente, sua expectativa para 2008 dos índices de inflação IGP-DI e IPC.


Texto Anterior: Varejo: Banana terá de ser vendida por quilo no Estado de São Paulo
Próximo Texto: Feira cobra até 25% mais do que mercado, afirma FGV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.