|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ESTRATÉGIA
Corporações estão investindo em novo comportamento na busca do sucesso comercial
Empresas adotam responsabilidade social
ARTHUR PEREIRA FILHO
da Reportagem Local
A responsabilidade social -o
respeito aos valores éticos, às pessoas, à comunidade e ao meio ambiente- se tornou fundamental
para a estratégia de empresas que
querem ter sucesso na economia
globalizada.
A reputação se transformou no
principal patrimônio das corporações, avalia Robert Dunn, presidente da BSR (Business for Social
Responsibility), entidade que tem
1.400 empresas norte-americanas
associadas, todas interessadas em
adotar um comportamento social
responsável na busca do sucesso
econômico.
Dunn está no Brasil a convite do
Instituto Ethos, entidade recém-criada no Brasil e parceira da
BSR. O Ethos já reúne 35 empresas
preocupadas com a responsabilidade social. A seguir, trechos de
entrevista concedida à Folha.
Folha - O que é a BSR e quais são
seus objetivos?
Robert Dunn - A BSR (Business
for Social Responsibility) é uma
organização empresarial criada há
cerca de cinco anos nos EUA. Conta com 1.400 empresas associadas
que, coletivamente, faturam US$ 1
trilhão por ano e empregam 5 milhões de pessoas. Reúne grandes e
pequenas empresas. Elas se filiaram à BSR para obter ajuda para
enfrentar as novas realidades da
economia global, no que diz respeito à responsabilidade empresarial. A missão da BSR é ajudar empresas a obter sucesso comercial e
vantagem competitiva sem deixar
de mostrar respeito por valores
éticos, pessoas, comunidades e
meio ambiente.
Folha - Como o sr. define a responsabilidade social empresarial?
Dunn - Agir com responsabilidade social é tomar decisões que
gerem lucros e riqueza para a empresa, mas que também beneficiem as pessoas, a comunidade e o
meio ambiente. As pessoas achavam que havia um conflito entre as
duas coisas, que era preciso fazer
uma escolha. Mas nos últimos
anos, as empresas de maior sucesso transformaram a responsabilidade social da empresa em parte
integral da estratégia empresarial.
Essa é uma exigência para obter
sucesso.
Folha - A BSR estabelece normas
de atuação para as empresas filiadas?
Dunn - Nós não estabelecemos
regras. As regras são definidas pela
sociedade. A sociedade formula algumas exigências e alimenta expectativas em relação às empresas .
Nós ajudamos as empresas a compreender essas exigências, a desenvolver estratégias para que tenham sucesso comercial e operem
com responsabilidade social.
Folha - Vale a pena ser responsável socialmente?
Dunn - Uma firma de investimentos dos EUA acompanhou durante oito anos a variação dos preços da ações das empresas que
mantêm um conjunto de políticas
acima da média no que se refere à
responsabilidade social. A valorização foi maior do que a do índice
S&P, um dos mais tradicionais índices de avaliação de empresas
norte-americanas.
Folha - Existem muitas empresas
que não operam de acordo com as
regras da responsabilidade social?
Dunn - O conceito é novo, mas
o progresso é extraordinário.
Houve muita mudança nos pré-requisitos considerados fundamentais para o sucesso comercial. Antes, era a qualidade do produto.
Depois, a ênfase passou a ser dada
para o atendimento ao consumidor. Agora se começa a dar atenção a outro aspecto da estratégia
empresarial: encarar a reputação
da empresa como patrimônio. Reputação passa a ser um dos patrimônios mais valiosos da empresa.
Uma companhia paga um preço
muito alto quando a sua reputação
é arranhada.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|