São Paulo, Quinta-feira, 29 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estoques caem com informática e juros

da Redação

A rapidez com que a greve dos caminhoneiros está prejudicando o abastecimento, particularmente nos grandes centros urbanos, tem pelo menos duas explicações:
1) a informatização progressiva de toda a cadeia produtiva, da indústria ao varejo, o que vem agilizando o abastecimento;
2) o alto custo do dinheiro (juros) para manter estoques, constituindo-se em mais uma razão para as empresas investirem em modernos sistemas de gestão.
Omar Assaf, presidente da Associação Paulista de Supermercados, diz que, de 1995 para cá, o setor está investindo cerca de R$ 2 bilhões por ano só em sistemas informatizados de gestão.
Ele explica que isso não se resume à compra de computadores. Envolve sistemas de transmissão de informações que tornam muito rápida e eficiente toda a cadeia de abastecimento. Como consequência, as empresas trabalham com menos estoques.
Estoques que antes eram para 10 ou 15 dias estão hoje entre 3 e 4, como é o caso dos produtos de cesta básica. Outros, que duravam de 30 a 35 dias, caíram para 12 ou 15 dias, informa Assaf.
Nesse processo de busca de eficiência, explica ele, a transmissão de dados irá instantaneamente do caixa do supermercado ao fornecedor, deste para sua logística de transporte e assim por diante.
A maior eficiência explica, segundo Assaf, o fato de o nível médio de preços nos supermercados ter subido bem abaixo da inflação no período do Plano Real. A concorrência no setor, acrescenta, está relacionada à eficiência.

Juros
As empresas procuram trabalhar com baixa estocagem também porque o custo financeiro para mantê-la é muito alto em relação à inflação.
Se os juros básicos estão pouco acima de 20% ao ano, empréstimos bancários não saem por menos de 60% ou 70% ao ano.
Com a relativa estabilidade da inflação, os consumidores também deixaram de fazer estoques de alimentos, por exemplo. Além disso, parte dos alimentos é perecível.


Texto Anterior: Ônibus têm atraso de até 21 h em SP
Próximo Texto: Motoristas são detidos pela PM
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.