São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Texto Anterior | Índice

TELECOMUNICAÇÕES

Telecom Italia vende parte de suas ações por US$ 47 mil; decisão permitirá o início das atividades da TIM

Opportunity controlará a Brasil Telecom

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Telecom Italia e o banco de investimentos Opportunity decidiram ontem dar um fim à queda-de-braço que realizavam há mais de quatro meses para definir os rumos da operadora de telefonia fixa Brasil Telecom.
O Opportunity e os fundos de pensão e de investimentos que representa concordaram em comprar 18,29% das ações ordinárias que pertenciam à Telecom Italia na operadora. A participação total deles passa a ser de 80,1%. O preço da transação, considerado simbólico, foi de US$ 47 mil.
A Telecom Italia continuará a ter 19,9% das ações ordinárias da Brasil Telecom. A venda dos papéis era necessária para que o grupo italiano pudesse iniciar as atividades em todo o Brasil de sua operadora de telefonia celular TIM (Telecom Italia Mobile).
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) impedia o início das atividades porque a Telecom Italia era controladora da Brasil Telecom, que não antecipou metas de universalização de telefonia estabelecidas para 2003.
A Folha apurou que o entendimento foi possível porque o Opportunity garantiu à Telecom Italia a possibilidade de recompra em julho de 2003 das ações vendidas. A partir daquele mês, não haverá restrições para a expansão das telecomunicações no Brasil.
Tanto a Telecom Italia como o Opportunity ganharam na transação de ontem. A Telecom Italia poderá ativar a TIM em todo o país, o que deve ocorrer em setembro ou outubro. O Opportunity se viu livre do poder de veto de decisões que o grupo italiano tinha na Brasil Telecom.
Na semana passada, a Brasil Telecom disse à Intelig, operadora de ligações de longa distância, que estava interessada em sua aquisição. A Telecom Italia poderia ter vetado o projeto, mas o aprovou como gesto de boa vontade para que o Opportunity comprasse enfim parte de suas ações.

Opportunity na TIM
Parte do entendimento entre o Opportunity e a Telecom Italia prevê que até julho de 2003 a Brasil Telecom não irá adquirir nenhuma operadora de celulares.
Esse detalhe é importante para os italianos, pois caso a Brasil Telecom adquirisse uma operadora de celulares agora, as regras da Anatel impediriam que a Telecom Italia recomprasse as ações que vendeu. Isso porque até 2003 uma empresa de telefonia celular não pode ter controle acionário em outra companhia do gênero.
O Opportunity concordou com o acordo, mas em contrapartida exigiu uma cláusula que possibilita no futuro comprar parte ou fazer parceria com a TIM.
A Anatel divulgou nota oficial informando que receberá hoje os documentos com a formalização do acordo sobre a saída da Telecom Italia do grupo de controle da Brasil Telecom. A agência foi comunicada na tarde de ontem pela Telecom Italia e pelo Opportunity da operação.
Segundo a Anatel, também hoje a TIM deverá pedir autorização para operar em todo o país. Ela só será concedida depois que a Anatel comprovar que a Telecom Italia realmente saiu do controle da Brasil Telecom.


Colaborou Humberto Medina, da Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Trabalho 2: Desemprego no ABC fica estável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.