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FERROVIA
Aluguel não fica com governo
Verba de concessão é penhorada pela Justiça
HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O governo federal não consegue
arrecadar tudo o que deveria com
a privatização das ferrovias. A
maior parte do dinheiro que deveria ser pago pelos concessionários que arrendaram a malha da
RFFSA (Rede Ferroviária Federal
SA) está sendo penhorada pela
Justiça, a pedido de ex-funcionários RFFSA, que movem ações
trabalhistas contra a empresa.
Segundo o modelo de privatização usado, além de pagar a concessão, as compradoras devem
pagar, a cada três meses, uma espécie de "aluguel" (arrendamento) pelo uso da malha da RFFSA.
Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres),
em 2003, as concessionárias pagaram R$ 298 milhões, e o governo
recebeu R$ 106 milhões.
Uma parte pequena do que o
governo não consegue arrecadar
se deve a inadimplência. Mas o
principal problema, de acordo
com a agência, são as ações trabalhistas de ex-funcionários da
RFFSA que penhoram o valor a
ser repassado pelas concessionárias. A estatal continua em liqüidação e tem um passivo trabalhista estimado em R$ 6 bilhões.
O fato de o passivo trabalhista
da RFFSA estar consumindo o arrendamento que o governo deveria receber reforça um modelo de
PPP (Parceria Público Privada)
que o Ministério dos Transportes
estuda fazer para o setor ferroviário. A idéia seria liberar as concessionárias de pagar o arrendamento (ou oferecer um desconto) em
troca de investimentos.
Em janeiro, o governo estudava
dar desconto de quase 70% no valor que teria a receber dos concessionários em troca de investimentos de R$ 2,8 bilhões em quatro
anos.
Melhoria
Dados da ANTT indicam melhoria no setor no primeiro semestre. A quantidade de carga
transportada aumentou 16% em
relação ao mesmo período de
2003. As concessionárias conseguiram captar R$ 2,5 bilhões e investiram R$ 813 milhões, o equivalente a 76% do total de 2003.
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