São Paulo, sábado, 29 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bovespa sobe 10,7% e lidera ranking no mês

DA REPORTAGEM LOCAL

A Bolsa de Valores de São Paulo teve em setembro seu melhor mês desde janeiro de 2006. A valorização de 10,67% registrada pela Bovespa neste mês fez com que a rentabilidade de outras formas de investimento ficasse bem para trás no período.
No acumulado do ano, o índice Ibovespa -principal referência da Bolsa, que reúne as 63 ações mais negociadas- também se destaca, com apreciação acumulada de 35,96%.
Entre as aplicações que pagam taxas de juros, os fundos de renda fixa mostraram o melhor desempenho médio do mês de setembro, ao registrarem rendimento de 0,89% no período.
Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) deram retorno médio de 0,79% em setembro.
Para aqueles que preferem não se arriscar muito, a caderneta de poupança deu rentabilidade na faixa do 0,54% no mês.
"Os fundos de renda fixa recuperaram em setembro parte das perdas de agosto, apresentando rendimento superior aos fundos DI, devido à queda dos juros futuros. São opções de diversificação para investidores moderados e agressivos", avalia o administrador de investimentos Fabio Colombo.
A renda fixa segue como a maior categoria de investimentos do mercado de fundos doméstico. Com patrimônio de R$ 361,8 bilhões, os fundos de renda fixa respondem por 33,7% do total do mercado.
A alta dos preços em setembro fez com que a maioria das aplicações desse retorno real (descontada a inflação) negativo. O IGP-M apontou elevação de 1,29% no mês, acima dos 0,98% de agosto.
Quem acabou decepcionando foi o dólar, que terminou o mês com desvalorização expressiva de 6,62%, vendido a R$ 1,834 -sendo essa a sua mais baixa cotação em sete anos.
O dólar havia subido 4,3% diante do real em agosto, o que pode ter levado investidores a voltarem a considerar o ativo como uma forma de aplicação.


Texto Anterior: Líder: Vale ultrapassa petrobras em valor na Bolsa
Próximo Texto: Alívio da crise imobiliária pode vir apenas no fim de 2008, diz Fed
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.