São Paulo, quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÓS-CRISE

Noruega é 1º país europeu a elevar os juros

DA REDAÇÃO

A Noruega se tornou o primeiro país da Europa a elevar os juros nos últimos meses, engrossando a lista das economias que começam a desmontar os planos de combate à crise.
Com a taxa de desemprego menor do que o esperado e citando preocupações com a inflação, o banco central norueguês aumentou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para 1,5%, e sugeriu que esse movimento de alta deve continuar nos próximos meses, ainda que não "muito rapidamente".
Em setembro do ano passado, quando a crise global se agravou, a taxa de juros da Noruega era de 5,75% anuais. A queda dos juros visa tornar mais baratos os empréstimos a empresas e consumidores, buscando estimular o crescimento econômico.
Com a decisão do BC, a Noruega se une a Austrália, Israel, Índia e Brasil no grupo de países que iniciaram nas últimas semanas o processo de enxugamento da liquidez gerada para enfrentar a crise global.


Texto Anterior: Senado aprova subsídio para baixa renda
Próximo Texto: Socorro: Banco dos EUA pode ter de pagar plano de resgate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.