São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

Com o fim da Sunab, consumidor deve substituir item que sobe, diz advogada
Os preços continuam subindo, conforme mostram os índices de inflação. Diante disso, o que o consumidor pode fazer quando encontra, num supermercado, por exemplo, um produto cujo preço subiu demais?
Sob o aspecto jurídico, não há o que fazer, uma vez que não há mais o controle de preços no país, como no tempo da Sunab (Superintendência Nacional do Abastecimento), afirma a advogada Maria Inês Dolci, coordenadora do departamento jurídico de atendimento ao associado da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).
Assim, a maior arma do consumidor nessa hora é o produto similar, o concorrente daquele que aumentou muito acima da inflação.
"A melhor coisa a fazer é não comprar os produtos que subiram muito e levar os similares. Muitos produtos de marca própria não deixam nada a desejar aos das marcas líderes", afirma a advogada.
"Se comprar o produto que subiu demais, o consumidor acaba incentivando a empresa que o fabrica a praticar novos aumentos", conclui Dolci.
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Ano do dragão: Combustíveis sobem em 19 Estados por causa de reajuste na base do ICMS
Próximo Texto: Luís Nassif: A hora de renovar os cartórios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.