UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo pede que Japão retire veto à carne

DA REDAÇÃO

Pelo menos 29 países já suspenderam as compras de carne bovina dos Estados Unidos. Entre eles, estão grandes importadores do país, como Japão, México e Coréia do Sul. Ontem, o Líbano engrossou a lista.
Um time de profissionais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está no Japão tentando convencer o governo do país que a carne norte-americana é segura e que há medidas de segurança implementadas para controlar a disseminação da doença da vaca louca.
"Nós achamos que as restrições que estão impostas deveriam ser suspensas", disse Ron DeHaven, veterinário-chefe da USDA.
"Infelizmente, com essa situação, o que temos visto internacionalmente é, novamente, uma reação exagerada, com restrições comerciais sendo impostas mais com base na percepção da opinião pública do que na ciência", afirmou DeHaven.
As restrições externas devem trazer danos financeiros enormes aos EUA. Somente as exportações de carne bovina representam divisas anuais de US$ 3 bilhões para o país. Além disso, possíveis mudanças de hábito de consumo de carne dos próprios norte-americanos podem causar prejuízos incalculáveis.
Anteontem, o McDonald's, rede gigante norte-americana espalhada em todo o mundo, afirmou que a crise não afetou as vendas de seus sanduíches de carne bovina. Mas, ontem restaurantes da rede, em Seul, na Coréia do Sul, colocaram em suas vitrines cartazes que afirmam que a carne usada nos sanduíches é australiana.
Na última sexta-feira, o jornal norte-americano "USA Today" afirmou que, no total, os prejuízos podem ultrapassar US$ 5 bilhões.
Segundo o jornal, o aparecimento do caso no Estado de Washington "ocorreu em um momento de alta histórica de preços, com a oferta limitada e a demanda crescente, alimentadas pela popularidade da dieta de Atkins, de baixo teor de carboidratos".

Reino Unido
A emergência da doença da vaca louca como preocupação de saúde pública mundial ocorreu no Reino Unido, quando, em 1986, cientistas identificaram a doença BSE (sigla em inglês para encefalopatia espongiforme bovina).



Texto Anterior: Vaca louca: EUA ampliam investigação para 8 Estados
Próximo Texto: Opinião Econômica - Marcos Cintra: Reforma tributária: o grande blefe
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.