São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INADIMPLÊNCIA

Devolução de cheques deve bater recorde

DA FOLHA ONLINE

O número de cheques devolvidos de janeiro a novembro cresceu 1,27% em relação ao mesmo período de 2003, segundo a Serasa. Nesse período, a proporção de devoluções foi 15,9 cheques a cada mil compensações. No mesmo período de 2003, estava em 15,7 devoluções por mil cheques.
Se o ritmo de devoluções continuar acelerado, a inadimplência do cheque neste ano será a maior desde 1991, quando a pesquisa começou a ser feita. Por ora, o recorde histórico anual é de 2003, quando foram devolvidos 15,5 cheques a cada mil compensados.
Para os técnicos da Serasa, a elevação do emprego ainda não melhorou o poder aquisitivo da população, o que dificulta o controle da inadimplência.
De janeiro a novembro deste ano, foi compensado 1,92 bilhão de cheques -desse total, 30,4 milhões voltaram sem fundos. Em igual período de 2003, o número de cheques compensados foi de 2,036 bilhões, com devoção de 31,9 milhões de unidades.
Na comparação com novembro de 2003, houve um incremento de 5,84% na inadimplência.
No entanto, o índice de devoluções de cheques de novembro recuou 4,12% diante de outubro. Em novembro, foram devolvidos 16,3 cheques a cada mil compensados. Em outubro, o índice foi de 17 devoluções a cada mil compensações.
De acordo com os técnicos da Serasa, essa diminuição pode ser explicada pela injeção do 13º salário na economia, que permitiu que os inadimplentes regularizassem seus débitos. (FABIANA FUTEMA)

Texto Anterior: Luís Nassif: J'Accuse
Próximo Texto: Governo: BNDES e BC tentam entendimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.