São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Índice

EM INVESTIGAÇÃO

Concessão de benefício a Steve Jobs, da Apple, é alvo de suspeita

RICHARD WATERS
DO "FINANCIAL TIMES", EM SAN FRANCISCO

Steven Jobs, presidente-executivo da Apple Computer, recebeu 7,5 milhões de opções de ações em 2001 sem a autorização necessária do conselho do grupo, de acordo com pessoas familiarizadas com a situação.
Os documentos que pretendiam demonstrar que uma reunião plenária do conselho havia sido realizada para aprovar a remuneração de Jobs, como requerem os estatutos da Apple, foram falsificados posteriormente.
Eles são agora parte das provas que estão sendo estudadas pela SEC (agência que fiscaliza e regulamenta os mercados de valores mobiliários dos EUA), em uma investigação que determinará se haverá ou não um inquérito formal sobre a companhia ou alguns de seus executivos, devido ao caso.
Como reflexo disso, na abertura do pregão de Nova York de ontem, as ações da Apple mostravam queda de 2%, para US$ 79,83, mas reconquistaram parte do terreno perdido e fecharam o dia cotadas a US$ 80,87, com queda de 0,79%.
A Apple está entre as mais de 160 empresas que admitiram antedatar opções de ações conceder a executivos e outros funcionários opções de ações a preços favoráveis, definidos a posteriori, em um escândalo que já causou a queda de diversos presidentes de companhias.
Os advogados da Apple instruíram as pessoas envolvidas no caso quanto às conclusões da investigação interna da empresa sobre o assunto, ainda que não esteja claro o nível de detalhe dos documentos que serão apresentados às autoridades.
Sob os estatutos da Apple, a remuneração do presidente deve ser estabelecida por um comitê de conselheiros independentes e posteriormente aprovada em reunião plenária do conselho.
Um porta-voz da Apple se recusou a comentar o assunto na quarta-feira, mas disse que a empresa havia informado à SEC os resultados de sua investigação interna.


Tradução de

PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Ex-dono do Banco Santos sai da prisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.