UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado mundial do grupo cai 9,6%

DA REDAÇÃO

Os bons resultados do Santander Central Hispano no Brasil não foram suficientes para ofuscar as perdas que o banco enfrentou em outros países da América Latina, principalmente na Argentina. O maior grupo financeiro espanhol fechou o ano com uma queda de 9,6% nos lucros, dentro de suas próprias estimativas.
O grupo financeiro encerrou o ano passado com um lucro líquido de 2,25 bilhões. Mas, considerando-se apenas o desempenho no quarto trimestre, houve uma avanço de 6,4% ante igual período de 2001.
"Em 2002, resistimos a novas e pesadas tempestades", disse Emilio Botín, presidente do SCH. "Em 2003, nosso objetivo é ser o mais lucrativo banco da zona do euro."
As atividades de varejo na Espanha tiveram o melhor desempenho do grupo, com aumento de 12,5% nos lucros.
Na América Latina, houve uma queda de 8,2%. O lucro da região foi de 1,38 bilhão, como resultados positivos no México e no Chile, além do Brasil. As operações brasileiras representaram praticamente metade do lucro obtido pelo banco na América Latina no ano passado.
Botín, durante entrevista coletiva ontem, destacou os bons números brasileiros e se mostrou otimista quanto às perspectivas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. "Acho que será um exemplo", disse. "Estou convencido de que [Lula" vai aliar crescimento, utilizando políticas ortodoxas, com o desempenho de seus objetivos nas questões sociais."


Texto Anterior: Bancos: Lucro do Banespa sobe 158% e vai R$ 2,8 bi
Próximo Texto: Posse: Casseb assume e quer BB agressivo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.