São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2007

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Mercado Aberto

Guilherme Barros - guilherme.barros@uol.com.br

PAC pode expandir emprego na construção

O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciado pelo governo Lula, deve contribuir para um aumento de 12% no emprego da construção civil no país, o maior percentual registrado nos últimos dez anos, segundo estimativa do SindusCon-SP. Isso corresponde à contratação de cerca de 180 mil trabalhadores em 2007.
Antes do PAC, o SindusCon-SP estimava crescimento de 4,9% para o PIB (Produto Interno Bruto) da construção civil neste ano e não tinha previsão para emprego. Agora, a expectativa do sindicato que reúne as construtoras paulistas é de um aumento de 6% para o PIB do setor neste ano.
O incremento do PIB e do emprego no setor se deve, segundo informa o SindusCon, aos investimentos previstos em infra-estrutura e edificações.
João Claudio Robusti, presidente do SindusCon, diz que torce para que o governo consiga elevar a taxa de investimento na economia brasileira para 22% sobre o PIB neste ano. Atualmente, esse número é da ordem de 20%. E que o setor da construção civil cresça 8,6% em 2007, segundo projeções feitas por economistas.
"O setor cresce, mas, muito provavelmente, não chega a 8%", diz Robusti.
O que vai segurar o crescimento da construção civil, na sua avaliação, são as altas taxas de juros, a elevada carga tributária e a falta de agilidade do setor público para implementar os projetos de investimentos. Além disso, ele diz que não é certo que o Congresso aprove de forma rápida e tranqüila as medidas.
"Isso não quer dizer que estamos torcendo contra. Estamos esperançosos, mas sabemos que certas questões no poder público demoram para ser resolvidas devido a imposições políticas e de outras naturezas. E sabemos que os investidores privados, além de motivação, necessitam de segurança para fazer seus investimentos."

Estamos esperançosos, mas sabemos que certas questões no poder público demoram para ser resolvidas devido a imposições políticas


JOÃO CLAUDIO ROBUSTI
presidente do SindusCon


REINO MINERAL

Atrás somente do petróleo, o minério de ferro tem sido um dos maiores responsáveis pelo aumento dos contratos internacionais de exploração e importação de matérias-primas firmados pela China. O país tem tentado diminuir sua dependência dos fornecedores estrangeiros -entre eles, a brasileira Vale do Rio Doce-, mas a estimativa é que as importações tenham crescido 83,3% no ano passado, segundo a publicação "Carta da China", do Conselho Empresarial Brasil-China (veja quadro acima). A extração do minério no país cresceu 69,4% entre 2004 e 2006.

ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO

A agência de promoção B2 Eventos, especializada em desenvolver ações e eventos para grandes empresas, vai expandir sua atuação no Carnaval. A agência vai produzir o espaço da Smirnoff no Camarote Expresso 2222, da festa de Salvador. Com investimento de cerca de R$ 1,7 milhão, o espaço receberá até 300 convidados. "Serão 120 convidados da Smirnoff, entre eles executivos estrangeiros vindos de 15 países", afirma o sócio Ricardo Buckup. Os convidados de Flora Gil também terão acesso ao espaço. Com apenas quatro anos de existência, a B2 -que foi criada para fazer a festa de formatura dos sócios e depois ganhou o segmento corporativo- hoje atende clientes como Unilever, GM e Pirelli.

NA BOLÉIA
O mercado automotivo começa 2007 agitado. Marco Saltini, diretor da Fiat, vai para uma nova posição, em nova casa. Assume o cargo de diretor de relações governamentais da Volkswagen Caminhões.

NO BOLSO
Nem só de vender jeans vive a Levi's. A tradicional marca norte-americana ataca em uma área bem diferente, segundo o "New York Times", a Justiça. O motivo é o bolso traseiro das calças da marca, que traz o desenho de dois arcos que se encontram no centro da estrutura. O desenho é patenteado e foi criado há 133 anos. Desde 2001, mais de cem outras empresas já foram processadas, acusadas de fazer cópias -entre elas, marcas de luxo como a Von Dutch, que teve de retirar calças das lojas. O número é muito maior do que o de empresas como a GM, a Walt Disney ou a Nike.

PRÓXIMO CAPÍTULO
A Femsa se pronunciou a respeito da polêmica da "Boa". A empresa diz que não tem nenhum envolvimento com o redirecionamento automático do site www.aboa.com.br, que é da Antarctica, para o de sua marca, a cerveja Sol. Segundo a Femsa, o endereço está registrado em nome de uma pessoa física, que não tem vínculo com a empresa, e seu departamento jurídico já estuda medidas aplicáveis. Até o fechamento desta edição, quem acessava www.aboa.com.br ainda caía direto na página da Sol.

DOSE DUPLA
O governador do Rio, Sérgio Cabral, confirmou presença em dois eventos promovidos por João Doria no próximo mês: o lançamento do Lide Rio, no dia 12, no Copacabana Palace, que será presidido por José Eduardo Guinle, e o almoço do Lide, no dia 29, em São Paulo, com mais de 300 empresários.


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