São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundos aprovam negócio depois de forte resistência

GUILHERME BARROS
COLUNISTA DA FOLHA

Acionistas controladores da Brasil Telecom e da Oi (ex-Telemar) acertaram ontem as últimas pendências da operação. O memorando de intenções que define as linhas mestras do negócio deve ser assinado nos próximos dias entre as duas empresa, segundo a Folha apurou junto a acionistas.
O negócio sofreu fortes resistências dos fundos de pensão de estatais que participam do controle das duas teles (Previ, Funcef e Petros). Queriam continuar a ter influência na nova empresa. Após longas negociações, os fundos conseguiram ampliar seu poder na nova tele e avalizaram o negócio, embora ainda existam pontos pendentes.
O controle será dos empresários Sérgio Andrade (Andrade Gutierrez) e Carlos Jereissati (La Fonte).
O negócio custará em torno de R$ 8,3 bilhões à Oi -R$ 4,8 bilhões para os acionistas controladores da Brasil Telecom e o restante para os minoritários.
Segundo representante dos fundos de pensão que não quis se identificar, a operação será altamente lucrativa para eles, já que irão vender a BrT por um preço muito superior ao que investiram na época da privatização. Eles também terão direito de veto em algumas operações da nova empresa. Entre os fundos, a Previ deve ter mais assentos no novo conselho de administração.
Como a Folha adiantou, o presidente da nova tele deve ser o atual comandante da Oi, Luiz Eduardo Falco. O atual presidente da Brasil Telecom, Ricardo Knoepfelmacher, deve voltar ao fundo de investimentos Angra Partners, do qual é sócio.
O BNDES também terá uma participação relevante no capital da nova empresa. Ao menos até a semana passada, o banco era o escalado pelo governo para ter direito de preferência de compra das participações de Andrade e Jereissati caso eles decidam vendê-las para investidores estrangeiros. Essa decisão ainda precisava ser aprovada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.


Texto Anterior: Governo inicia o processo para compra da BrT pela Oi
Próximo Texto: Balanço: BRT tem queda de 23,2% em seu lucro no 4º trimestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.