UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meirelles diz que mercado vai achar equilíbrio

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, repetiu ontem, em encontro com industriais, que caberá ao mercado encontrar um ponto de equilíbrio para o dólar. Ele pediu aos empresários engajamento no combate à inflação.
Convidado para a reunião mensal da diretoria da Confederação Nacional da Indústria, Meirelles respondeu a questões sobre as perdas dos exportadores com a queda livre do dólar e as possibilidades de redução dos juros, segundo assessores.
O presidente do BC voltou a afirmar que não pretende intervir no mercado. "Os exportadores querem um dólar mais alto, e os importadores, mais baixo. Mas não cabe ao BC administrar este ou aquele setor."
"É preciso que a sociedade como um todo acredite [na tendência de queda da inflação]", disse. Por esse raciocínio, apresentado aos industriais, os custos da política econômica serão menores se o empresariado não apostar na alta dos preços. "Quem apostar em mais inflação vai perder."
Meirelles também comentou a decisão da agência Standard & Poor's de sinalizar uma avaliação mais favorável para o risco da dívida brasileira. Segundo ele, foi um sinal "extraordinariamente positivo", que confirma a "tendência" de melhora dos indicadores econômicos.


Texto Anterior: Moeda já vale menos que há um ano
Próximo Texto: Sucesso de captação faz o dólar cair mais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.