São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BANCOS

Santander vai manter o escritório de análise que rebaixou títulos brasileiros
O Santander, maior banco espanhol, decidiu manter seu escritório de pesquisa e análise financeira em Nova York, mas o departamento mudará seu foco de atuação. A equipe nova-iorquina havia sofrido pesadas críticas do presidente do Santander no Brasil depois de ter rebaixado a recomendação de compra dos títulos brasileiros.
"O Santander decidiu redirecionar seu departamento de estudos de renda fixa em Nova York, que, a partir de agora, centrará esforços em estudos para clientes e produtos", disse uma fonte do banco.
Havia a especulação de que a unidade de Nova York poderia ser extinta ou, ao menos, funcionários seriam demitidos. Mas, segundo a fonte, não haverá mudança no pessoal e o escritório deverá continuar trabalhando de maneira independente.
No começo do mês, o departamento reduziu a recomendação dos papéis da dívida brasileira, citando como causa a crise econômica latino-americana e o avanço de Lula nas pesquisas. A análise bateu de frente com os interesses do banco, que tem uma grande presença na região - sua participação nesse mercado é de 10%.
O presidente da subsidiária brasileira, Gabriel Jaramillo, criticou publicamente o escritório.
À época, o Brasil também foi rebaixado por outros bancos, como o Merrill Lynch.
(DA REUTERS)


Texto Anterior: Panorâmica - Crise no ar: Aéreas têm maior prejuízo da história
Próximo Texto: Cara nova: McDonald's quer virar rede varejista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.