São Paulo, domingo, 30 de maio de 2004

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Consumidor deve pesquisar e desconfiar

DA REPORTAGEM LOCAL

Fortes apelos publicitários e promessas de recuperar o dinheiro perdido acabam seduzindo consumidores inadimplentes desavisados. Na ânsia de buscar ajuda, podem encontrar empresas ou associações vendendo "milagres". A Folha verificou anúncios de entidades em locais públicos em São Paulo que prometem descontos de 70% a 80% na dívida.
"É preciso desconfiar de "ofertas extraordinárias"", diz Ricardo Morishita, diretor do departamento de proteção e defesa do consumidor da Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça. Segundo ele, há escritórios atuando nesse mercado e que não têm a mesma função de uma associação de classe sem fins lucrativos. "Há um grande risco de cair em golpes", afirma José Eduardo Tavorieli de Oliveira, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SP.
O Idec e o Procon de São Paulo aconselham o consumidor a procurar referências da entidade ou da empresa que oferece ajuda. Pedem que não se comprometam a pagar pelo serviço sem que o valor seja definido. Por fim, os especialistas dizem que, antes de recorrer à ajuda de terceiros, busquem o credor para negociar.
"Antes de se ligar a alguma entidade, vá à sede da associação ou da empresa e leia o estatuto social registrado", afirma Oliveira.
Há até uma espécie de cartilha com explicações ao consumidor elaborada pelo Procon/ SP. Nela, há orientações para o inadimplente não assinar contratos que não tenham dados como o preço a pagar pelo serviço, formas de pagamento e punições em caso de atraso. (EF e AM)


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