São Paulo, domingo, 30 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Instituição diz que agências são deficitárias

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A direção do Banco Itaú, em nota enviada à Agência Folha, informou que nos últimos seis anos "conseguiu manter centenas de agências do Bemge deficitárias, mas não foi mais possível manter essas 58". Diante disso, afirma a direção do Itaú, os prefeitos dos 58 municípios estão sendo chamados para um entendimento, de forma a buscar uma solução que atenda às cidades afetadas.
"O Itaú não está "convocando" os prefeitos. Vem conversando com eles amigavelmente, em busca de melhor solução para as partes", diz a nota, acrescentando que, havendo acordo, a agência será mantida mediante contrato, "cujo teor é construído amigavelmente entre as partes, como é de praxe em qualquer relação comercial". O Itaú informou ainda que é o banco "com a maior rede de agências em Minas", está em 300 municípios (Minas tem 853), e que, com isso, "cumpre o compromisso acordado com o governo estadual".
A assessoria do Itaú negou que o banco tenha se prontificado a apresentar minuta de anteprojetos a prefeitos.
O Banco Central informou que faria um levantamento dessa questão, mas que, em princípio, não existe nenhuma norma que trate de eventuais convênios com prefeituras nem regras que obriguem os bancos a manter agências em cidades com uma única agência bancária.
A assessoria da Secretaria da Fazenda de MG afirmou que foi formada comissão para analisar o caso.


Texto Anterior: Finanças: Banco quer verba para não fechar 58 agências
Próximo Texto: Memória: Leilão do Bemge teve ágio de 85,6% em 1998
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.