São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo Friboi começou com pequeno açougue em Goiás

Irmãos Juvensor e José Batista Sobrinho iniciaram o negócio em Anápolis em 1953

A iminente construção de Brasília ajudou na expansão, com o fornecimento de carne às construtoras; em 2005, empresa virou multinacional


DA REDAÇÃO

A maior empresa do mundo no setor de carnes começou com dois irmãos que compravam boi em Anápolis (GO) para revender aos frigoríficos. Em 1953, José Batista Sobrinho, cujas iniciais dão nome ao grupo, e Juvensor abriram o açougue Casa de Carne Mineira e perceberam, logo depois, com a construção de Brasília, a possibilidade de expansão.
Com a ajuda de cinco funcionários, abriram um dos primeiros abatedouros da região e passaram a abater de 25 a 30 bois por dia, fornecendo carne para as construtoras. Em 1962, Batista alugou um abatedouro em Luziânia, a 50 km de Brasília, iniciando a comercialização com os açougues da capital. Em 1969, os irmãos resolveram batizar a empresa, e um amigo sugeriu o nome Friboi.
Até 2001, a Friboi expandiu fortemente as operações no setor de carne bovina, com aquisições de plantas de abate e unidades produtoras de carne industrializada. Foi nesse período que a companhia aumentou a capacidade de abate de 500 cabeças por dia para 5.800.
De 2001 a 2006, o salto foi maior, subindo para 22,6 mil cabeças por dia, incluindo as cinco plantas na Argentina.
Em 2005, o grupo adquiriu a Swift Argentina, maior produtora e exportadora de carne bovina do país vizinho, tornando-se então a primeira multinacional brasileira do setor de carnes. No ano passado, a empresa deixou de ser Ltda. para se tornar S.A. e mudou o nome de Friboi para JBS.
A companhia lançou ações na Bovespa em março, sendo a primeira empresa exclusivamente do setor de carne bovina a abrir o capital. Para o analista Fabiano Tito Rosa, da Scot Consultoria, isso está ajudando a acabar com o estigma de "caixa-preta" do segmento. "O Marfrig já entrou com o pedido na CVM [para abrir o capital], e o Bertin já declarou que tem esse objetivo", disse, referindo-se a dois outros grandes frigoríficos do país que devem ofertar ações.
José Batista Júnior, filho do fundador e ex-presidente da companhia, queria ser governador de Goiás, mas não conseguiu ser o candidato do PSDB nas últimas eleições. O escolhido da aliança, Alcides Rodrigues (PP), acabou sendo eleito.


Texto Anterior: Análise: Aquisição revela avanço do país no setor
Próximo Texto: Na bolsa: Ações do grupo subiram 3,7% um dia antes de anúncio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.