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Anac dá à TAM três rotas da Varig para Alemanha
Gol, que comprou ex-concorrente, estava na disputa
LORENNA RODRIGUES
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA
A Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil) concedeu à TAM
três rotas para a Alemanha que
pertenciam à velha Varig, indeferindo pedido feito pela Gol
pelas mesmas rotas. Procurada,
a TAM disse que não foi notificada da decisão, mas confirmou
que concorria pelas rotas.
A Folha Online apurou que a
decisão foi tomada em reunião
da diretoria da agência, na última quarta-feira. A Varig perdeu o direito de operar as rotas
porque não conseguiu utilizá-las desde a homologação da
chamada Nova Varig, em dezembro do ano passado.
A Gol também havia feito
oferta para operar as rotas, planejando utilizar aviões da Nova
Varig, comprada pela empresa
em março. A diretoria da agência avaliou tecnicamente a proposta das duas empresas e teria
entendido que a Nova Varig
não teria condições de colocar
os aviões para operar a tempo.
A decisão seguiu recomendação de uma plenária de 20 integrantes, entre eles representantes dos ministérios do Turismo e Desenvolvimento e da
Embratur.
As três freqüências foram as
primeiras da antiga Varig a serem licitadas pela Anac. O prazo para que a Nova Varig operasse as rotas internacionais da
antiga aérea venceu no dia 18. A
Anac não soube informar quantas freqüências a empresa deixou de operar. Para a Alemanha, a Varig tinha 17 freqüências, mas não conseguiu usar as
três repassadas à TAM.
Carga
Por determinação da Justiça,
a Anac suspendeu a licitação de
outras duas freqüências para a
Alemanha. A agência transformou duas rotas cargueiras que
ainda não tinham sido designadas para nenhuma empresa em
rotas mistas, para transporte
de carga e passageiros.
De acordo com a agência, a
decisão foi tomada "levando
em consideração a drástica redução da oferta de vôos de bandeira nacional com a saída da
Varig do mercado internacional". A VarigLog, no entanto,
entrou com pedido na Justiça
Federal de Brasília e interrompeu a licitação.
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