UOL


São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXUBERÂNCIA IRRACIONAL

BIS defende ação de BCs contra bolhas
Os bancos centrais devem ter uma posição mais ativa no mercado financeiro para evitar que se formem bolhas acionárias, sugeriram economistas durante uma conferência do Federal Reserve ontem.
Economistas do BIS, o banco central dos bancos centrais, criticaram a posição do Fed nos anos 90, quando a instituição deixou o próprio mercado lidar com a bolha dos preços das ações.
Segundo estudo apresentado na reunião anual do Fed de Kansas City, em Jackson Hole, EUA, ao deixar de agir quando aparecem os primeiros sinais de uma bolha acionária, os formuladores de política podem involuntariamente aumentar as chances de prejudicar o cenário já fragilizado.
Na reunião do ano passado, Greenspan disse ser impossível identificar bolhas no início e difícil usar a taxa de juros para atacá-las. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Panorâmica - Tarifa: Argentina pede à Telefónica suspensão de exigência
Próximo Texto: Orçamento: Alemanha descumprirá pacto da UE pelo 2º ano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.