UOL


São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÊMICA

OMC abre processo contra UE por proibição na importação de transgênicos
A pedido dos EUA, a OMC (Organização Mundial do Comércio) decidiu abrir um processo para investigar a recusa da União Européia em permitir a importação de transgênicos.
O processo começa com a instalação de um "panel" (tribunal de arbitragem). O pedido de abertura do "panel" foi feito na semana passada. Canadá e Argentina apóiam os Estados Unidos na questão.
O Parlamento Europeu aprovou em julho uma lei que torna obrigatória a rotulagem e a certificação de origem dos produtos geneticamente modificados. A medida foi interpretada como um movimento para acabar com a proibição de transgênicos na União Européia.
A comercialização de produtos transgênicos está proibida na UE há cinco anos. Os Estados Unidos dizem que a proibição seria uma espécie de barreira não-tarifária.
Produtores agrícolas americanos afirmam que as restrições européias lhes custam cerca de US$ 300 milhões anualmente somente em exportações de milho. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - Economia bombardeada: JP Morgan lidera banco no Iraque
Próximo Texto: Fundo do poço: Nobel diz que governo precisa investir
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.