São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

NÃO CONFIÁVEIS
O maior produtor mundial de laranja tem estatísticas bastante desencontradas. Embora há algum tempo haja uma busca para a centralização e a uniformização desses números, não há avanços.

PORTEIRA FECHADA
O mais recente episódio que mostra esses desencontros é a tentativa da Secretaria paulista de Agricultura em fazer novo levantamento da safra. Encontrou as porteiras das fazendas das indústrias de suco fechadas para a pesquisa, apesar de dois ofícios do secretário pedindo a liberação, diz a Agricultura.

IMPRESCINDÍVEL
O levantamento de safra nas plantações das indústrias é importante porque está havendo a verticalização da produção. Embora não haja estatísticas oficiais, cerca de 35% da moagem de laranja vem dos pomares das indústrias ou de contratos de longuíssimos prazos.

PORTEIRAS ABERTAS
Algumas empresas discordam da Secretaria de Agricultura. A Louis Dreyfus disse que "a entrada nos pomares próprios de laranja, para estimativa de safras, está e sempre esteve franqueada aos técnicos da Secretaria de Agricultura e da Fundecitrus".

DOMÍNIO PÚBLICO
Já a Citrovita afirma que "fornece para o Estado as informações que são de domínio publico referentes a suas operações". A Cutrale não quis se manifestar e a Citrosuco não respondeu à Folha.

SAFRA
O último levantamento da Agricultura indicava 368 milhões de caixas de 40 quilos de laranja. Estimativas da AgraFNP e do Grupo de Consultores de Citros mostram safra próxima de 320 milhões de caixas. O novo levantamento da Agricultura deverá ser divulgado no próximo mês.

SUINOCULTURA
China, EUA, Canadá e Brasil manterão liderança na produção de suínos, mas a produção do Leste Europeu crescerá de forma rápida, dando auto-suficiência à União Européia. Foi a avaliação de Steve Meyer, da Paragon Economics, feita ontem em seminário da Agroceres Nutrição e Agroceres PIC.

PRODUÇÃO MAIOR
Com a melhora no clima e o avanço da safra, o preço do álcool hidratado recuou para R$ 0,7386 por litro, com queda de 0,36% na semana. O anidro subiu para R$ 0,8660, com alta de 0,5%. Os dados são do Cepea.

EXPOINTER
Começa hoje a 31ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, realizada em Esteio (RS). A exposição deve receber 800 mil visitantes.


Texto Anterior: Brasil precisa adequar norma para pneus em 2008, diz OMC
Próximo Texto: Receita começa a parcelar dívidas pela internet na 2ª
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.