São Paulo, domingo, 30 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usar os créditos para reduzir IPVA não é vantagem

DA REPORTAGEM LOCAL

Haverá quatro possibilidades para que o consumidor que fizer compras em estabelecimentos comerciais localizados no Estado de São Paulo receba de volta parte do imposto que pagou ao fazer compras: créditos em conta corrente, em caderneta de poupança ou no cartão de crédito (emitido no país) e redução no valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
O crédito sobre as compras feitas entre janeiro e junho acontecerá em outubro do mesmo ano. Para as compras feitas entre julho e dezembro, a devolução será feita em abril do ano seguinte.
Assim, se o consumidor tiver todas as possibilidades, será mais vantajoso se optar por receber o crédito em dinheiro por uma das três opções citadas, em vez de esperar o desconto no valor do IPVA. Optando pelo crédito em conta (corrente ou poupança) ou no cartão, a devolução referente às compras do primeiro semestre de cada ano será feita em outubro do mesmo ano. Se optar pelo desconto no IPVA, terá de esperar janeiro do ano seguinte.
Como os créditos das compras no segundo semestre de um ano só serão liberados a partir de abril do ano seguinte, será preciso esperar mais oito meses para aproveitá-los em janeiro do outro ano, quando é pago o IPVA.
A título de exemplo, os créditos acumulados a partir de amanhã e até 31 de dezembro deste ano só servirão para reduzir o IPVA no início de 2009. Optando pelo crédito em conta corrente, em poupança ou no cartão de crédito, o dinheiro será creditado pela Fazenda já em abril de 2008. (MC)


Texto Anterior: Menos IPTU: Paulistanos já têm créditos de R$ 142 milhões
Próximo Texto: Slim diz que perdeu a conta do patrimônio e quer deixar legado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.