São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal pode ganhar áreas na bacia de Santos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para manter o ritmo de exploração do pré-sal, o Palácio do Planalto aposta também no reforço de capital que a estatal vai ganhar com a definição das novas regras de exploração do petróleo no país.
O governo já decidiu que irá capitalizar a empresa com a transferência de campos vizinhos aos que ela tem hoje na bacia de Santos. Nas palavras de um assessor do presidente Lula, "não será tudo que a Petrobras quer, mas será uma parte suficiente para ela se fortalecer".
Nesta semana, a área técnica do governo vai definir o modelo a ser encaminhado ao presidente Lula, que pretende divulgar as "linhas gerais" das novas regras de exploração do pré-sal antes do fim do ano. As medidas legais, contudo, seriam enviadas ao Congresso apenas no próximo ano.
Em relação às áreas já concedidas do pré-sal -37% dos 112 mil quilômetros quadrados dos campos-, as regras serão mantidas no regime de concessão. A Petrobras será capitalizada para explorar as áreas que ela já detém na região (35 mil quilômetros quadrados) e será feito o processo de unitização dos campos que são interligados e avançam sobre áreas ainda nas mãos da União. Parte desses campos é que será transferida à estatal, aumentando seu poder de captação de recursos no mercado.
Quanto aos campos ainda não licitados -63% de toda a área-, a tendência é mesmo criar uma empresa que irá gerir essa riqueza do pré-sal, a ser explorada no regime de partilha de produção -em que uma parcela do óleo explorado fica com o governo.
Será definida ainda a criação de um fundo a ser formado pela receita com a exploração do petróleo. Ele receberia repasses tanto de impostos como da parcela da produção que ficaria nas mãos da nova estatal.
Por ordem do presidente, uma parcela desse fundo será destinada para investimentos em educação. No caso brasileiro, não seria apenas o rendimento do fundo que seria gasto no país, como ocorre na Noruega, mas também uma parte do capital.


Texto Anterior: Petrobras corta refinarias para investir no pré-sal
Próximo Texto: Estatais incham quadro de funcionários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.