São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 2008

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Vendas devem melhorar, afirma estudo

Cada vez que o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, aumenta os juros em um ponto percentual, o volume de vendas no varejo cai 2,7% nos três meses seguintes e 10,6% num período de doze meses. O consumidor por sua vez, escolado pelas oscilações anteriores da Selic (taxa básica de juros), ajusta-se à nova realidade em até um ano.
Essas são as principais conclusões de uma pesquisa feita pela Felisoni Consultores Associados e o Provar (Programa de Administração do Varejo) da FEA-USP, que acaba de ser concluída. O estudo usou a base de dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e abrangeu o período de junho de 2000 a outubro de 2008.
Com a perspectiva de queda na Selic, a tendência de aumento de vendas para o varejo é reforçada. "Com as taxas de juros caindo, o efeito é exatamente o oposto: a cada ponto percentual reduzido, o volume de vendas aumenta em 3% no curto prazo e mais de 10% em um ano", afirma Claudio Felisoni, coordenador do Provar. "A evolução do consumo é bastante sensível às variações das taxas de juros."
A hipótese de melhora no consumo é válida mesmo no caso de um acirramento da crise, segundo o estudo. O país viveu situações parecidas quando, mesmo em situações econômicas adversas, a queda nas taxas estimulou as vendas no varejo, apoiadas pelo alongamento dos prazos dos pagamentos.
Os bens duráveis e semi-duráveis, no entanto, serão os mais impactados.
A hipótese da queda na Selic ficou ainda mais provável ontem, depois da divulgação da queda de 0,13% do IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), em dezembro, segundo analistas. No ano, o indicador subiu 9,81%. "Apesar de ser a maior alta anual do IGP-M desde 2004, a inflação fecha o ano de maneira muito positiva", diz Silvio Campos Neto, economista-chefe banco Schahin. "Abre espaço para que a queda dos juros aconteça na primeira reunião do Copom, em janeiro."
Na expectativa de Campos Neto, a taxa básica, hoje em 13,75%, cairá 0,5 ponto percentual em janeiro e chegará ao fim de 2009 em 11,25%.
No boletim Focus, do BC, a perspectiva de contração da Selic aumentou. No boletim anterior, a expectativa era que a taxa chegasse ao fim de 2009 em 12,25%. No divulgado ontem, ela ficará em 12%.

PROFISSIONALIZAÇÃO
A Inal, holding controladora dos hospitais Cema e Villa-Lobos, de SP, convidou Daurio Speranzini Jr (Philips Healthcare), André Staffa (ex-presidente dos hospitais São Luiz) e José Carlos Aguilera Fernandes (Brasil Ecodiesel) para formarem seu conselho consultivo. A iniciativa é mais um passo da Inal, que tem gestão familiar, no caminho da governança corporativa.

NOVO SEGMENTO
O faturamento bruto da empresa de TI BSY cresceu 15% em 2008. O crescimento resultou de negócios firmados pela nova área especializada em agências de comunicação e instituições financeiras, que tem clientes como o banco Panamericano e a agência 10" Minutos.

Para executivo, 2009 será rali mais longo do que Dacar

No próximo sábado, dia 3, Paulo Pichini, presidente da Getronics Brasil e vice-presidente da Getronics América Latina, assume o volante de uma equipe que disputará o Rali Dacar 2009 na categoria dos pilotos profissionais.
Desde o dia 26 na Argentina, onde começará a prova, Pichini diz que a sensação de disputar o rali e a de comandar a subsidiária de uma multinacional em tempos de crise são muito parecidas. "O ano de 2009 será um rali mais longo do que o Dacar, mas temos expectativas de que ele melhore no fim do terceiro trimestre", diz Pichini.
Isso inclui um importante anúncio que a empresa holandesa de tecnologia fará no fim do mês com relação a suas operações latino-americanas. Mesmo com certa resistência, a Getronics gosta da publicidade gerada pelo rali e seu principal executivo na região
Por enquanto, Pichini tem procurado se concentrar no rali, que durará 15 dias. Com um custo de 300 mil por equipe e patrocínio equivalente a 30% do total, Pichini bancou do próprio bolso sua participação. "É a realização de um sonho. É caro, mas é meu sonho", brinca.
Depois de participar de cinco Ralis dos Sertões, esse será seu primeiro Dacar. O piloto brasileiro Klever Kolberg é o treinador da equipe.
"As estatísticas para iniciantes não são muito boas", diz Pichini. "Nosso objetivo é concluir as provas todos os dias e, se tudo der certo, a boa colocação virá", afirma.

NA TELINHA
A Blockbuster acaba de lançar um serviço de entrega em domicílio de DVDs. Os clientes podem fazer uma assinatura mensal e encomendar os filmes pela internet. O plano básico custa R$ 49,90 e oferece até 90 filmes por mês ao cliente. O serviço está disponível em SP, RJ, PR e MG.

BRINQUEDO
Os consumidores postergaram as compras de bens duráveis e mais caros, mas acabaram gastando um pouco mais com os presentes para as crianças. Na rede de lojas de brinquedos PB Kids, por exemplo, as vendas no Natal cresceram 14% em relação ao mesmo período de 2007. A expectativa inicial era de um crescimento de 12%. O valor médio gasto com os brinquedos passou de R$ 111 para R$ 122.

CAPTAÇÃO
A gestora de recursos MAM (Modal Asset Management) fecha este ano com R$ 860 milhões sob sua gestão, crescimento de mais de 100% em relação a 2007. A base de clientes da companhia cresceu 145%. Neste ano, os fundos brasileiros registraram saída líquida de R$ 70 bilhões de recursos. Para Alexandre Póvoa, sócio-diretor da MAM, o próximo ano será de recuperação de volumes para o setor de fundos de investimentos, com concorrência menos acirrada nas taxas de CDBs e melhor performance dos fundos agressivos.

NO SHOPPING
A Camargo Corrêa abriu uma loja dentro do shopping Jardim Sul, em São Paulo, para vender unidades de seus lançamentos.

SAPATADA LUCRATIVA

Ramazan Baydan, presidente da Baydan Shoes Company, fabricante turca do sapato atirado contra o presidente norte-americano George W. Bush por um jornalista iraquiano, está lucrando com o incidente, informa a agência Efe. Desde que o sapato foi lançado contra Bush, a Baydan recebeu 300 mil novos pedidos.

Com parcerias, Confenar consegue economizar R$ 6 mi

A Confenar (Confederação Nacional das Revendas AmBev e das Empresas de Logística da Distribuição) conseguiu economizar R$ 6 milhões neste ano com acordos realizados com mais de 40 fornecedores.
Os gastos com aquisição de caminhões foram reduzidos em R$ 4 milhões com parcerias da Confenar com a Ford, a Mercedes Benz e a Volkswagen. A empresa investiu R$ 42 milhões na compra de 280 caminhões em 2008. Já a parceria firmada com a Honda trouxe uma economia de R$ 225 mil às revendas associadas.
Em 2009, a aposta nas parcerias continua. A companhia pretende economizar R$ 500 mil com o acordo com a HB.SIS para a implementação do sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas pelas revendas.

CANETA NA MÃO
A 3M do Brasil vai distribuir a todos os seus funcionários neste mês o livro "Oxigênio - Oxigenando Idéias, Compartilhando Conhecimento", que reúne 32 artigos escritos pelos próprios trabalhadores. Neste ano, a 3M desenvolveu um projeto para estimular sua equipe a escrever sobre temas considerados relevantes aos negócios da empresa. Os artigos estão divididos em seis seções -clientes, internet, marketing, vendas, pessoas e sustentabilidade.



com JOANA CUNHA, MARINA GAZZONI e CRISTIANE BARBIERI (interina)


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