São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para analistas, tendência de queda nos preços favorece corte de juros

DA REPORTAGEM LOCAL

Para os especialistas, na deflação de 0,13% do IGP-M em dezembro e na firme trajetória de queda do índice iniciada em agosto podem estar os argumentos decisivos para o Banco Central reduzir a taxa básica de juros em janeiro, quando se reúne o Copom (Comitê de Política Monetária).
"Sem dúvida esses números significam um alívio para o BC", diz Alex Agostini, economista-chefe da agência de classificação de risco Austin Rating. "Na última reunião, a possibilidade de corte já havia sido discutida, e agora a perspectiva de que a inflação convirja para a meta ampara essa medida."
Agostini não avalia, entretanto, que a autoridade monetária tenha errado ao não diminuir a Selic mais rapidamente.
"Essa desaceleração dos preços foi uma grande surpresa para todo o mercado, mas poderia ter havido maior ousadia. No mundo inteiro, os bancos centrais estão reduzindo os juros como preparação para a crise, e o risco é que, tendo demorado demais, nosso BC tenha de correr para recuperar o prejuízo. Ainda assim, não espero corte superior a 0,5 ponto percentual no mês que vem." A Selic está atualmente em 13,75% ao ano.
Tomás Goulart, economista da Modal Asset Management, acha que é cedo para falar que a inflação não é mais uma ameaça. "Historicamente, a valorização cambial sempre impôs um risco. Não sabe-se qual será o real impacto da queda dos preços das commodities nos preços ao consumidor. A desaceleração da atividade será muito significativa no próximo ano, porém isso não evitou o avanço dos preços no passado. De toda forma, o Banco Central tem de agir com parcimônia."
Ele ressalta que a elevação dos preços dos serviços livres mostra que, ao contrário do que os críticos do BC argumentam, existia, sim, uma inflação de demanda no país em 2008 -não se tratava apenas de pressão das commodities. (DG)


Texto Anterior: Reajustes tendem a ser menores
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Governo quer arrombar o cofre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.