UOL


São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de Nova York cai ao pior nível desde outubro

DA REDAÇÃO

A Bolsa de Nova York fechou ontem com queda de 2,04%, e o índice Dow Jones ficou em 7.945,13 pontos, o mais baixo desde 14 de outubro do ano passado. O modesto crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) americano no último trimestre de 2002, a queda no consumo, o anúncio do prejuízo histórico da AOL Time Warner e o medo da guerra foram as principais causas apontadas para o fraco desempenho do mercado de ações.
A Nasdaq (Bolsa de empresas tecnológicas) caiu 2,63%, pressionada principalmente pelo prejuízo de US$ 98,7 bilhões de dólares da AOL Time Warner em 2002, anunciado anteontem. As ações da companhia perderam 14% do seu valor.
O índice Standard & Poor's 500 caiu 2,3% ontem. Os três índices -Dow Jones, Nasdaq e S&P tiveram- tiveram sua oitava queda em 11 sessões. O Dow Jones perdeu quase 900 pontos em duas semanas.
As perspectivas de guerra contra o Iraque e de que o conflito seja um complicador a mais para o lento crescimento da maior economia ainda são as principais responsáveis pelo mau desempenho das Bolsas, dizem especialistas.
"Isso [a possibilidade de guerra" está no topo da lista de ansiedade para os investidores", diz David Sowerby, analista de mercado da Loomis, Sayles & Co., em Detroit.

Lucros
A alta nos preços do petróleo, devido à longa greve na Venezuela e aos temores de guerra contra o Iraque impulsionaram os ganhos da Exxon Mobil. Seus lucros cresceram 53% no último trimestre de 2002 em relação ao mesmo período do ano anterior, para US$ 4,09 bilhões, anunciou ontem a companhia. É a maior marca desde o segundo trimestre de 2001.
Lee R. Raymond, presidente da companhia, atribuiu o crescimento à alta dos preços do gás natural e às margens de lucro maiores para os derivados de petróleo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bush, de olho nas eleições, recebe números do PIB com preocupação
Próximo Texto: Aviação: Embraer não é afetada por crise, afirma banco
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.