UOL


São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BANCOS

Lucro líquido do BBVA cai 27,3% em 2002 com gastos na América Latina
O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, o segundo maior da Espanha, anunciou ontem que seu lucro líquido teve queda de 27,3% no ano passado e ficou em 1,72 bilhões.
Segundo o banco, a principal causa da queda foi uma provisão no valor de 455 milhões (cerca de R$ 1,79 bilhões), relacionada a diferenças de taxas de câmbio no Brasil, com o objetivo de reduzir seu perfil de risco, pagamento antecipado de ágio em relação a aquisições na América Latina e pagamento de acertos trabalhistas.
A unidade brasileira do BBVA foi vendida ao Bradesco no dia 13 deste mês por R$ 2,63 bilhões.
Um porta-voz do banco afirmou que, sem esses gastos, o lucro teria caído cerca de 9% e ficaria dentro da meta estipulada pelo banco, que previa um declínio de 10%.
Francisco Gonzalez, presidente do conselho do banco, afirmou que os pagamentos foram feitos para que o banco pudesse agora se expandir. "Preferimos praticar um exercício de responsabilidade, antecipando cobranças que sabemos que viriam em 2003", afirmou Gonzalez.
"Em princípio, as provisões que o BBVA fez não me parecem ruins, contanto que o banco apresente um crescimento razoável em 2003, começando de uma base baixa", disse Leopoldo Torralba, analista da Ahorro Corporación Financiera. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Olá!
Próximo Texto: Celulares 1: BrasilCel prevê quebradeira na telefonia celular
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.