São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV, TELEFONE E EXPECTATIVA DE VIDA

Número de aparelhos de TV se equipara ao dos EUA em 1970

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde os anos 70, a televisão já era um catalisador da cultura brasileira, sendo um instrumento de unificação dos brasileiros. Talvez isso explique o fato de que a TV está presente em cada lar brasileiro, índice igual ao americano da década de 70 -no levantamento da consultoria Bain & Company, somente a presença de televisão nos lares nacionais e a expectativa de vida dos brasileiros chegaram a tanto.
A diferença entre os americanos e os brasileiros, no entanto, é abissal. Existem hoje 114,5 milhões de lares americanos com televisão; mais da metade deles possui até três aparelhos; 38% das residências têm TV a cabo digital.
Já a presença de rádios nos lares brasileiros é equiparável à situação encontrada nos EUA na década de 40. O número de linhas de telefone fixo por habitante equivale ao dos EUA na década de 60.

Expectativa de vida
O brasileiro nascido em 2008 viverá 72,9 anos, praticamente o mesmo tempo que um cidadão norte-americano nascido em 1975 (72,6 anos).
No passado, no entanto, o abismo entre a longevidade das duas populações foi muito maior. Na década de 40, enquanto a esperança de vida ao nascer do americano era, em média, de 65,7 anos, a do brasileiro era de 45,5 anos.
"Houve um avanço significativo, o que mostra a importância do que ocorreu em razão da Constituição de 1988", afirma o economista e presidente do Ipea, Márcio Pochmann. "Apesar das dificuldades, o aumento do gasto social, que passou de 13% do PIB para 20% hoje, fez diferença."

Texto Anterior: Desigualdade: Brasil cresceu e concentrou mais a renda
Próximo Texto: Passagens aéreas: Aviação no Brasil é menor que a dos EUA em 1970
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.