São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2006 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
O VAIVÉM DAS COMMODITIES BRASIL PERDE O Brasil perde espaço para a Argentina nas exportações de farelo e de óleo de soja. "Há uma transferência de vendas, provocada por questões estruturais e temporárias", afirmou ontem Raúl Padilla, presidente da Bunge argentina, à Reuters. MONSANTO A disputa envolvendo royalties na soja transgênica entre a Argentina e a Monsanto representa "um problema significativo" para o mercado argentino, segundo o presidente da Bunge. Isso vai afetar as exportações do país, diz ele. PARCERIA NO CAFÉ Brasileiros e franceses buscam desenvolver variedades de café com boa qualidade de bebida e resistência à seca. A parceria está sendo feita entre o Iapar (PR), a Unicamp e a Embrapa Café com o Cirad (Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento), instituto da França. SANIDADE ANIMAL Decreto vai regulamentar normas O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá assinar hoje o decreto regulamentando a lei nš 9.712, de 20 de novembro de 1998, que institui o Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária. A medida, que permitirá ao Brasil modernizar as normas de sanidade animal e vegetal, atenderá mais às exigências do mercado e contribuirá para aumentar as exportações do agronegócio brasileiro, segundo o ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura. Para ele, "o fortalecimento dos serviços de sanidade animal e vegetal é o pilar para a garantia de qualidade dos alimentos consumidos pela sociedade brasileira e pré-requisito para alavancar as exportações do agronegócio. RENOVANDO A FROTA Os canaviais dão um alívio à indústria de tratores. Desta vez foi a Usina Colombo que comprou 81 unidades da Valtra, que serão utilizadas nas lavouras de cana que a usina já mantém em Ariranha (SP) e em novas áreas em Palestina (SP). TROCA DE COMANDO O secretário paulista de Agricultura, Duarte Nogueira, transfere o cargo para o secretário-adjunto, Alberto José Macedo, na segunda-feira. Nogueira reassumirá o mandato de deputado estadual. MARKETING "O papel do marketing no agronegócio brasileiro" é o tema do livro "Marketing da Terra", de Richard Jakubaszko, Ariovaldo Luchiari Júnior, Décio Luiz Gazzoni e Paulo Choji Kitamura. As vendas são feitas pela Universidade de Viçosa (livraria@ufv.br). Texto Anterior: Agroindústria: Mesmo com aftosa, abates crescem no país Próximo Texto: Energia: Bolívia diz ter "outras opções" para vender gás Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |